A pandemia da Covid-19 afundou o mundo em incertezas, desemprego e recessão econômica. No entanto, também houve quem conseguiu aproveitar a crise sanitária para abrir seu negócio. No Brasil, houve a criação de mais de 150 mil lojas on-line apenas entre abril e setembro de 2020.
Em resumo, o que explica esse crescimento expressivo é justamente a pandemia. Como o isolamento social era o tempo todo incentivado, muita gente mudou seus hábitos de consumo. As compras presenciais deram espaço às comercializações on-line. E diversos empreendedores viram nesse cenário uma chance de buscar renda e trabalho.
De acordo com Leandro Barcelos, coordenador de comércio internacional da BMJ Consultores Associados, o Brasil registrou a criação de mais de 150 mil lojas on-line entre abril e setembro do ano passado. E a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2021.
Para o levantamento, Barcelos utilizou dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) relacionados ao período. Segundo esses dados, mais de 11,5 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra on-line no país durante a pandemia. Isso quer dizer que a crise sanitária impulsionou as vendas on-line.
Brasil aumenta discussão sobre regulação do comércio digital
Barcelos também destaco que o Brasil vem aumentando as discussões sobre a regulação do comércio digital nos últimos tempos. Em resumo, ele explica que a relevância do tema cresce expressivamente, bem como a quantidade de parceiros comerciais também relevantes.
Em outras palavras, Barcelos afirmou que o Brasil possui negociações comerciais concluídas com Chile, Mercosul e União Europeia para viabilizar as vendas digitais do país. Além disso, o Brasil também vem discutindo regras em relação ao comércio digital em negociações com Canadá e Coreia do Sul.
Por fim, Leandro Barcelos ressaltou que as negociações comerciais possuem diversos benefícios, como a facilitação e a transparência de processos de venda na internet. Todos esses dados foram apresentados no Forum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), no último dia 29.
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