O ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Curitiba, no Paraná, neste final de semana. Essa foi a primeira vez do petista no estado desde que ele saiu de uma penitenciária da Polícia Federal (PF), em 2019. Lula esteve no evento de filiação do ex-governador e ex-senador Roberto Requião. Por lá, o ex-presidente, em seu discurso, aproveitou para atacar seu principal rival nas eleições deste ano, o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Em seu discurso, Lula disse que não quer vingança, nem saiu com raiva da cadeia. Segundo o ex-presidente, sua missão é mostrar que o “país pode ser grande”.
“Não me digam que o Lula se tornou radical, não me digam que o Lula saiu da cadeia mais nervoso, querendo vingança. Eu não aprendi a ter raiva. A minha missão aqui é mostrar que o país pode ser grande”, disse.
Em outro momento, ele afirmou, sem mencionar o nome de Bolsonaro, que hoje, o Brasil é governado por alguém que não fala em paz e amor, somente em ódio. “No nosso governo, o Brasil não era um país pária, como é hoje, governado por um psicopata, que não sabe governar e cuidar desse país. Um homem que não sabe falar a palavra ‘paz’, só sabe falar em ódio. Um homem que não sabe falar em amor, cultura, só sabe falar em armas”, afirmou Lula.
Lula e o encontro com apoiadores
Também neste final de semana, Lula se encontrou com pessoas que ficaram 580 dias acampados em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal durante o tempo em que o ex-presidente esteve preso.
Durante esse encontro, Lula, que foi preso acusado de ter sido beneficiado em esquemas de corrupção, agradeceu o apoio que recebeu dessas pessoas durante o tempo em que esteve detido.
“Eu sempre agradeço a Deus, que sempre foi muito generoso comigo, porque, mesmo depois de me jogarem em um poço, de jogarem toneladas de mentiras contra mim, eu encontrei vocês que eu nem conhecia”, disse o ex-presidente.
Por fim, ele ressaltou que a confiança dessas pessoas o ajudou “a sobreviver em uma cela”. “Ouvir o grito de bom dia, boa tarde ou boa noite de vocês era música para os meus ouvidos. Nunca imaginei que isso que a gente não liga no dia a dia ia ter um significado tão importante na minha vida”, finalizou.
Leia também: STF vai obrigar o governo a mudar notas técnicas que desestimulam vacinação infantil