O deputado federal mais votado do estado de São Paulo com mais de um milhões de votos, Guilherme Boulos, foi anunciado nesta terça-feira (24) como o líder da bancada de sua legenda, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), na Câmara dos Deputados em Brasília a partir deste ano – os trabalhos na casa começam oficialmente no próximo dia 01 de fevereiro.
Publicação diz que STF autorizou furto de celular de até R$ 500; veja se isso é verdade ou não
Em 2018, Guilherme Boulos foi candidato à presidência da República, mas acabou sequer indo para o segundo turno daquelas eleições, vencidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que derrotou Fernando Haddad no segundo turno do pleito. Dois anos depois, ele disputou o segundo turno para a prefeitura de São Paulo. À época, as pesquisas mostravam que ele estava liderando a corrida eleitoral. No entanto, ele acabou sendo derrotado por Bruno Covas (PSDB), que faleceu em maio de 2021, em decorrência de um câncer.
“Guilherme Boulos será líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados em 2023! Ele chega a Brasília após ter recebido mais de 1 MILHÃO de votos. Vai ter muita luta nesse ano!”, publicou o partido em sua conta no Twitter. Na mesma rede social, Guilherme Boulos fez questão de agradecer a escolha do PSOL. Ainda na publicação, ele afirmou que vai ajudar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na missão de “reconstruir o Brasil e colocar as agendas populares no centro do debate”.
“Vou assumir o desafio de ser Líder do PSOL na Câmara dos Deputados durante 2023. Vamos ajudar Lula a reconstruir o Brasil e colocar as agendas populares no centro do debate. Agradeço à confiança dos meus colegas de bancada do PSOL”, publicou Boulos, um dos principais nomes atualmente na legenda, que integra a base de apoio ao presidente Lula. Ele também é um dos principais líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Leia também: Ativista do MTST vai comandar Secretaria de Periferias do governo Lula