O setor de turismo do Brasil vem passando por sérios problemas. Após as crises do Hurb e da 123Milhas com os pacotes de viagens flexíveis, a Booking também parece estar entrando em crise. Nos últimos dias, surgiram diversas reclamações relacionadas à falta de pagamento de fornecedores sobre a plataforma de viagens, que atua tanto no Brasil quanto em diversos países do mundo.
Segundo os reclamantes, os repasses ao setor hoteleiro não vem sendo feito desde o mês de junho, sendo relatados prejuízos de até R$260 mil. A empresa também possui diversas reclamações de fornecedores sobre o atraso de pagamentos no Reclame Aqui. Algumas hospedagens inclusive chegaram a declarar que não aceitariam mais hóspedes com reservas ativas via Booking, como foi o caso da Casa Sabor Chocolate, em Campos do Jordão, localizado no estado de São Paulo.
“Infelizmente, não é possível trabalhar sem previsão de recebimento. Se você tem uma reserva pela Booking.com, entre em contato imediatamente para alterar a reserva para meu canal próprio ou para o Airbnb”, informam os proprietários da Casa Sabor Chocolate.
Booking atribuiu atraso nos pagamentos em “erros no sistema”
Ao tomar ciência da publicidade das reclamações, a Booking emitiu uma nota buscando esclarecer os fatos. Segundo a empresa, o atraso nos pagamentos aos fornecedores está relacionado a “erros no sistema” e que estão trabalhando com urgência para resolver o problema. Eles pediram para os parceiros entrarem em contato em caso de dúvida.
“Sempre nos esforçamos para apoiar cada um de nossos parceiros de acomodação da melhor forma possível e entendemos a importância de fazer esses pagamentos no prazo previsto. Confirmamos que os erros no sistema que prejudicaram a conclusão dos pagamentos foram corrigidos e as transações para a maioria dos nossos parceiros foram processadas. Seguimos trabalhando com urgência para finalizar o restante das transações e, caso algum parceiro tenha ainda algum problema ou dúvida em relação a seus pagamentos, pedimos que entre em contato conosco pelo Partner Hub na Extranet.”
Sendo assim, ao que tudo indica o problema da Booking não se assemelha ao da 123Milhas e da Hurb. A maior parte dos pagamentos dos hotéis e pousadas parceiros da Booking não recebem nenhum pagamento da empresa, pelo contrário, elas pagam a plataforma pelas hospedagens reservadas assim que elas são efetivamente concluídas. Apenas uma parte dos hotéis e pousadas, por opção dos próprios hoteleiros, optam por processar seus pagamentos através do Booking. Nestes casos, a plataforma retém o valor e repassa um tempo depois, já com comissão deduzida.