Uma dificuldade de todo estudante inicial de piano é estabelecer bons hábitos no piano. Conhecer um instrumento novo e se aprofundar no seu estudo requer alguns cuidados e uma dose de atenção.
Bons hábitos no piano são fundamentais para estabelecer uma trilha bem consolidada no percurso da música e evitar correções futuras. Desde a limpeza das teclas até a postura da coluna, tudo é parte fundamental do ato de tocar piano.
Dicas imperdíveis para quem quer aprender a tocar violão
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre bons hábitos no piano.
A limpeza das teclas
Ao longo do tempo, muitos estudiosos de piano se dedicaram a discorrer sobre bons hábitos no piano. Alguns destes, com o decorrer da prática observavam que a motivação era mais intensa quando, pela manhã limpavam as teclas. A dica não é apenas para motivar, mas também para manter a saúde do instrumento em dia.
Isso porque, com o tempo de prática os dedos podem suar e impregnar as teclas com sujeiras que carregamos de um lado pelo outro. Seja uma superfície suja, um pouco de gordura após comer alguma fritura ou mesmo coçar o cabelo, tudo pode ir se acumulando. No final, um piano descuidado acabará parecendo menos atrativo, pois tocar com os dedos grudando em algo não é agradável.
Alongamentos e exercícios
Os bons hábitos no piano também incluem os alongamentos e exercícios. Primeiramente, os alongamentos são extremamente fundamentais para a prática de qualquer exercício que demande esforço físico. Tocar piano é um desses casos. Teclas levemente pesadas, movimentos de braço e complexos dedilhados podem ser motivo de lesão e alongar pode poupar tempo, literalmente.
Saiba como limpar os instrumentos musicais
Lesões causadas pela prática incorreta no piano podem ser dolorosas e capazes de afastar você por um tempo. Ademais, para auxiliar o desempenho dos alongamentos, comece com exercícios. Alguns clássicos podem ser maçantes e cansativos, então é sempre uma opção escolher uma música ou mesmo um arranjo próprio e que funcione para você. O importante é que tenha uma rotina de exercícios para fortalecer os músculos, criar mobilidade e independência para os dedos.
Desvios posturais
Por fim, os bons hábitos no piano também exigem um pouco de nossa postura. É possível que se entenda o piano como apenas tocado pelas mãos, mas o ideal é que seu corpo inteiro corrobore com a música. Por isso é fundamental uma boa postura, justamente para evitar vícios e, novamente, lesões.
A posição das mãos, a distância entre você e as teclas, o posicionamento do corpo no assento e a altura e curvatura da coluna são aspectos fundamentais. Dentre esses, o que mais causa desconforto é a posição das mãos e do corpo no assento. É possível entender a postura correta das mãos imaginando como se estivessem suspensas pelo punho, mas sem que isso tencione os braços ou ombros. Para isso, o corpo deve estar posicionado de maneira que seu cotovelo forme quase um ângulo reto com as teclas e você deve sentar mais ou menos na metade do banco. Assim, terá mobilidade.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre bons hábitos no piano é importante considerar buscar ajuda de um professor. Assim, terá orientação adequada e pode sentir seu progresso alçando grandes melodias.
Billie Eilish surpreende fãs e lança seu novo projeto “Guitar Songs” com duas músicas, ouça!