O primeiro lote da restituição do IR já foi pago, porém, alguns contribuintes não receberam. Isso pode ocorrer porque caíram na malha fina, ou por conta de alguns outros fatores, como erro de digitação. Este último pode fazer com que a Receita não consiga realizar o depósito, mesmo que a situação esteja regular.
Sendo assim, algumas das pessoas que checaram sua restituição no dia 24 de maio e tiveram uma resposta positiva, terão que realizar alguns processos antes de realmente recebê-la.
Primeiro lote da restituição
Dia 31 de maio a Receita pagou o primeiro lote da restituição do IR, a consulta, entretanto, pôde ser feita a partir do dia 24 do mesmo mês. Para tanto, basta acessar o site da Receita, clicando na opção “Meu Imposto de Renda” e em seguida “Consultar Restituição”.
Este pagamento foi o maior da história, somando um valor aproximado de 7,5 bilhões de reais. Neste primeiro lote, as pessoas que terão prioridade para receber são pessoas com idade superior a 60 anos. Da mesma maneira que pessoas com alguma deficiência e os professores cuja única renda vem desta profissão. Bem como os demais contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição por PIX. Sendo assim, mais de quatro milhões de contribuintes receberão a restituição do IR no primeiro lote. Todavia, certas situações que citaremos abaixo podem fazer com que algumas pessoas não recebam sua restituição.
Vale ressaltar que os próximos lotes serão pagos no último dia útil dos próximos meses, sendo o último feito no dia 29 de setembro.
Leia ainda: Saiba como zerar conta de luz com este programa do governo
Quais motivos impedem o pagamento da restituição do IR?
Dois motivos principais podem te impedir de receber a restituição do Imposto de Renda. Um deles é a malha fina, isso ocorre se a Receita verificar algum erro nas informações que o contribuinte enviou na declaração. Sendo assim, o contribuinte pode realizar uma justificação dos dados apresentados, enviando uma declaração retificadora de IR. Se as informações estiverem corretas, é possível, portanto, receber a restituição normalmente. No entanto, se não corrigir o erro, a consequência pode ir de uma multa até uma resposta na justiça por crime tributário.
Outro motivo que pode te impedir de receber a restituição do IR, é o erro de digitação. É possível que o contribuinte, ao fazer sua declaração, cometa algum erro de digitação e com isso não receba a restituição que teria direito. O erro pode ocorrer ao digitar o número da conta, bem como o número da chave PIX. Desta forma, não é possível fazer o depósito, por mais que ao consultar, a pessoa encontre uma mensagem afirmando que ocorreu o envio para o banco de crédito. Neste caso, pode-se resolver o problema através de um telefonema feito a algum número da Central de Relacionamento do banco.
Veja ainda: Prova de Vida INSS 2023: Veja as atualizações do procedimento