O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) participou nesta quarta-feira (03) de uma sessão solene no Congresso Nacional que marca a retomada das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Leia também: Bolsonaro bate recorde de pedidos de impeachment
Durante o discurso, que tem por objetivo deixar uma mensagem do poder Executivo aos parlamentares, Bolsonaro elencou realizações do seu governo e também pediu ao Congresso apoio para uma série de pautas, como pacto federativo, reforma administrativa, reforma tributária e agenda de concessões e privatizações.
“Dando continuidade a todo esse processo, diversas outras proposições legislativas merecem a atenção e a análise do Congresso Nacional neste ano de 2021. Projetos esses que dependem da devida análise, adequação e aprovação pelo parlamento brasileiro”, disse Bolsonaro.
Para o presidente, os temas em destaques devem ser, em sua visão:
- As propostas de emenda constitucional do reordenamento da relação federativa;
- A reforma administrativa;
- A agenda de privatizações e de concessões;
- A revisão dos subsídios creditícios e gastos tributários;
- A reforma tributária;
- A projeto de lei complementar para a criação do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador;
- A projeto de lei cambial;
- A modernização do setor elétrico;
- A partilha dos campos de óleo e gás.
A sessão solene ocorreu de forma presencial no plenário da Câmara dos Deputados e reuniu centenas de parlamentares, sob o comando do novo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Além do presidente da República, que foi o primeiro a discursar, também discursaram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que entregou a mensagem do Poder Judiciário; o presidente recém-eleito da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e Pacheco, que falou ao final e encerrou os trabalhos.
Bolsonaro elencou coisas boas em seu governo
Bolsonaro também dedicou sua fala para apontar o que considera as principais realizações de seu governo. Nesse sentido, ele citou os 201 projetos de concessão incluídos no Programa de Parceria e Investimentos, a entrega de 374 mil unidades habitacionais e os investimentos federais em saneamento básico, entre outros.
“O governo federal não parou. Em paralelo ao monumental esforço exigido para ações de combate ao novo coronavírus, prosseguimos trabalhando em diversas outras frentes, sempre em prol do povo brasileiro”, finalizou o presidente.