Está marcada para acontecer no próximo domingo (27) um megaevento organizado pelo Partido Liberal (PL) para anunciar a pré-candidatura à presidência de Jair Bolsonaro, que tentará se reeleger ao Planalto. De acordo com a jornalista Andreia Sadi, da “Globo News”, a legenda está preparando a ida de caravanas de todo o país rumo à Brasília, onde o encontro irá acontecer.
MP denuncia Bolsonaro e Wal do Açaí por improbidade administrativa
No evento, terão pré-candidatos, apoiadores e militantes a favor de Bolsonaro. Segundo a jornalista, o planejamento inicial era para oficializar a candidatura no sábado (26), no entanto, o presidente pediu para que a cerimônia fosse marcada para o dia seguinte, isto é, para o domingo.
Vice de Bolsonaro
Já está decidido que Hamilton Mourão não será mais o vice de Bolsonaro. Hoje, o nome mais cotado para assumir a vaga é o do ministro da Defesa, Braga Netto. Segundo Andreia Sadi, não está descartada a filiação do chefe da pasta ao PL. Isso porque Bolsonaro espera anunciar rapidamente Braga Netto e assim frear a pressão do Centrão, base aliada do presidente, que quer um vice ativo no mundo da política, e não um general.
“Bolsonaro quer um vice militar para repetir a ‘fórmula Mourão’ para evitar que o centrão possa patrocinar o seu impeachment”, explicou Andreia Sadi. Ainda conforme a comunicadora, no atual mandato, houve circunstâncias em que um processo de impeachment foi avaliado, mas só não foi adiante porque quem assumira o lugar do presidente seria um general do Exército.
Nas eleições deste ano, Bolsonaro terá como desafio superar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece na frente em todas as pesquisas eleitorais. Caso as eleições fossem hoje, e com base nessas pesquisas, os dois se enfrentariam também no segundo turno e o petista se sagraria vencedor.
Leia também: Ministro da Educação diz em áudio que repassa verba a municípios indicados por pastores a pedido de Bolsonaro