O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou, no domingo (02), um vídeo em uma rede social afirmando que o governo da Rússia autorizou a soltura do brasileiro Robson Oliveira, preso em 2019 após entrar na Rússia com duas caixas de remédios para a família do jogador de futebol Fernando, do Beijing Guoan, da China.
Eduardo Bolsonaro faz Boletim de Ocorrência contra deputado
Em outubro do ano passado, o presidente revelou que enviaria uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para pedir a soltura do brasileiro, depois que o caso foi levado à presidência da República pelo jogador Felipe Melo, do Palmeiras.
“Depois de uma longa negociação com o governo russo, foi anunciado no dia de hoje a liberdade do Robson, que trabalhava com Fernando no Spartak de Moscou. Eu quero agradecer o governo russo por tê-lo liberado”, afirmou o presidente no vídeo.
De acordo com Bolsonaro, Robson retornará ao Brasil nesta quinta-feira (06). “Foram dois anos que o Robson passou detido na Rússia e hoje em dia nós agradecemos ao presidente Vladimir Putin, ao embaixador russo no Brasil, bem como ao nosso embaixador que está na Rússia. É um dia então de alegria, de felicidade e, se Deus quiser, na próxima quinta-feira nós receberemos o Robson no Brasil”, disse o presidente.
Na gravação também é possível ver uma conversa entre Bolsonaro e Robson, em que o motorista diz que “a vontade de voltar ao Brasil é muito grande”. O presidente afirma que o governo russo cumpriu a lei e que a negociação foi “bastante tensa”. “A legislação te daria uma pena muito grande”, disse. Veja o vídeo:
Caso Robson
Robson Oliveira e a esposa, Simone, trabalhavam para a família do jogador Fernando quando ele atuava no time Spartak, de Moscou – atualmente, o jogador está no Beijing Guoan.
Em uma das viagens para a Rússia, o motorista levou para a família de Fernando duas caixas de cloridrato de metadona – um medicamento legalizado no Brasil, mas proibido em território russo.
Por conta disso, ele acabou detido no aeroporto em Moscou e foi preso trinta dias depois, acusado de ser dono do medicamento. Ninguém da família de Fernando confirmou ser dono do medicamento.
De acordo com as informações, o remédio era para o sogro de Fernando, William Faria, que nunca prestou qualquer esclarecimento para a polícia russa.
Fernando e a esposa se mudaram para a China ainda em 2019, após o jogador ter acertado uma transferência do Spartak para o Beijing Guoan. Os pais de Rafaela deixaram a Rússia uma semana após a prisão de Robson.
Leia também: MBL busca partido para reinventar sua atuação política