Depois de apresentar um quadro de obstrução intestinal e ter de passar quatro dias internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu alta na manhã deste domingo (18). Segundo o boletim médico divulgado pela unidade de saúde, apesar de liberado, o chefe do Executivo continuará recebendo um acompanhamento ambulatorial.
“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or. Ele estava internado desde a quarta-feira, 14 de julho, para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente”, disse no comunicado a unidade.
A liberação ocorreu por volta das 10h e Bolsonaro saiu andando do hospital. Durante a saída, o presidente parou para falar com os jornalistas. Ele, que não tirou licença e continuou despachando do hospital, deve embarcar na tarde deste domingo para Brasília.
A internação de Bolsonaro
O presidente precisou ser internado na madrugada de quarta-feira (14) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, depois que passou a sentir dores abdominais e um quadro de soluço persistente. No mesmo dia, o cirurgião Antônio Macedo, médico que acompanha o presidente desde o ataque a faca de 2018, decidiu levá-lo para São Paulo, onde o chefe do Executivo esteve até este domingo.
Logo que foi internado, os médicos informaram que o presidente poderia ter que passar por uma cirurgia para desfazer a obstrução. No entanto, a hipótese foi descartada depois que o presidente respondeu bem ao tratamento conservador da equipe médica.
Procedimentos
De acordo com o Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, em uma rede social, o pai teve cerca de um litro de líquido retirado de seu estômago. Durante a quarta (14) e quinta (15), o chefe do Executivo precisou usar uma sonda nasogástrica para se alimentar.
Todavia, no dia seguinte, ele começou a receber uma dieta líquida e, no sábado (17), uma dieta cremosa. De acordo com o médico Antônio Macedo, em entrevista ao sair do hospital, o presidente poderá retomar sua agenda normal, mas precisará tomar alguns cuidados e fazer atividade física. “Mastigar bem a comida, comer uma comida mais leve, fazer exercício, caminhada. Tudo isso é importante”, afirmou Antônio Macedo.
Leia também: Daniel Silveira explica motivos de ter deixado de usar a tornozeleira eletrônica
Glória a Deus mais uma etapa vencida Presidente, Deus é contigo, estamos em constante oração…..