A perda de apoio ocorre, especialmente, devido ao fim do auxílio emergencial em 2020. Cerca de 70% dos entrevistados afirmam que apoiam um novo socorro, enquanto 49% acredita que o governo não o fará. A pesquisa da XP / Ipespe afirma que a reputação negativa de Bolsonaro é a maior nos últimos 07 meses.
De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (8), a quantidade de entrevistados que consideram o governo bom ou ótimo é de 30%. Em menos de 02 meses, a reputação do governo recuou 08 pontos. No caso de avaliações negativas, chegaram ao quarto mês contínuo em que variam de 31% até 42%. Já no quesito de regular, 25% dos entrevistados acreditam que é mediano. Neste mês, as famílias que recebem até 02 salários mínimos, classificaram o governo como péssimo, fazendo com que o número saltasse de 30% em outubro para 45%.
XP/Ipespe – Prorrogação do Auxílio Emergencial
A insatisfação do governo se deve, principalmente, com o fim do Auxílio Emergencial. Em janeiro, recebeu apenas aqueles que solicitaram depois do primeiro período, quem recebeu desde o início, parou de receber em dezembro de 2020. Atualmente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, está debatendo com Arthur Lira, presidente da Câmara, sobre um possível adiantamento. Bolsonaro já se manifestou ontem (8) e afirmou que é muito provável que ocorra a prorrogação em 03 parcelas de R$ 200.
No Nordeste, os valores de reputação são ainda mais delicados e, segundo o Infomoney, saíram de 43% para 48%. Nas periferias os valores são ainda maiores e chegaram a 58%. Existem regiões, como a Sul, em que a aprovação cresceu de 30% para 35%. Segundo a pesquisa realizada, para 42% dos entrevistados o mandato foi péssimo e ruim, foi um salto de 9 p.p em apenas dois meses. Para 48%, os crimes de corrupção devem aumentar de forma considerável no ano de 2021.
No quesito de combate à pandemia e Covid-19, 53% afirmam que as escolhas do presidente Bolsonaro são péssimas. Mais de 380 líderes religiosos já se manifestaram e pediram um pedido de impeachment afirmando que o governo cometeu crime de responsabilidade na tentativa de omitir os casos da doença, principalmente em Manaus.
Segundo a Ipespe, cerca de 6% da população não sabe quando ocorrerá a vacinação, enquanto apenas 25% acredita que será no primeiro semestre. Com base nisso, muitos deputados elaboraram projetos para que o auxílio seja prorrogado até que 70% dos cidadãos sejam vacinados.
Aqueles que criticam Bolsonaro são aqueles que perderam a mordomia , apropriação indébita desses safados do governo citando um deles Rodrigo mais graças a deus esse merda saiu e aqueles que comia o dinheiro do povo e Bolsonaro está colocando em ordem a casa e pena que não dependa só deles os projetos por ele escritos e elaborado Bolsonaro terá sempre o voto do povo o presidente que e verdadeiro goste quem gostar e sincero e o mito