O presidente Lula afirmou à CNN americana que Bolsonaro não voltará à presidência do Brasil. A entrevista foi dada no contexto da visita o petista ao presidente Joe Biden. Em seu encontro, os dois presidentes devem tratar de temas diversos, incluindo pautas raciais e o incentivo ao comércio entre os dois países.
A declaração foi dada no mesmo dia que o filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, deu uma entrevista ao Poder360. O senador afirmou que Jair Bolsonaro deverá ser candidato em 2026. Por outro lado, Lula também já deu declarações de que pode tentar mais uma eleição.
Bolsonaro não será presidente, diz Lula
Em entrevista à CNN nos Estados Unidos, Lula disse que não existe chance de Bolsonaro voltar à presidência. Para o petista, é preciso que o novo governo também mostre quais foram os reais impactos da presidência de Jair Bolsonaro à vida dos brasileiros. As próximas eleições acontecem apenas em 2026.
“Vou te dizer uma coisa: Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltar à Presidência da República”, disse Lula à emissora. “Agora, vai depender da nossa capacidade de construir a narrativa correta do que ele representou para o Brasil”, completou. Além disso, o presidente também falou sobre as fake news atreladas ao ex-presidente.
“O que aconteceu é que nós tivemos uma indústria de fake news que nós não conseguimos combater em igualdade de condições. E eu estou convencido que nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”, disse.
Além disso, Lula disse que Bolsonaro teve uma grande votação por conta de notícias falsas. Durante as eleições, declarações de Bolsonaro confrontavam os dados de veículos de imprensa, o que também aconteceu com algumas declarações do petista.
Apesar disso, especialistas também dizem que é cedo para cravar o que acontecerá em 2026. Isso porque, recentemente, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, também disse que poderia emplacar Michelle Bolsonaro como candidata.
Eleições americanas no radar
O presidente Lula também afirmou que as eleições americanas serão fundamentais. Isso porque, por lá, o país também está bastante polarizado, como acontece no Brasil, segundo avaliação do petista. Atualmente, Donald Trump e Joe Biden são os dois candidatos mais prováveis para disputar o cargo no ano que vem.
“Vamos ter eleições no Brasil depois das eleições nos Estados Unidos. Nós vamos ver como é que a coisa vai acontecer nos Estados Unidos porque aqui tem uma divisão muito marcada, igual tem o Brasil”, disse Lula.
Contudo, nos Estados Unidos a situação está delicada, afirmam analistas. Isso porque Donald Trump tem problemas com sonegação de impostos. Além disso, recentemente o ex-presidente americano teve suas declarações de impostos tornadas públicas.
Por outro lado, o atual presidente, Joe Biden, que se encontrou com Lula nesta sexta (10), é investigado por ter enviado documentos confidenciais do governo para seu escritório pessoal. O FBI, que cuida do caso, afirma ter encontrado documentos que tratam da segurança nacional na casa do Democrata.
Durante a entrevista, Lula ainda afirmou que Bolsonaro “é uma cópia fiel” de Donald Trump e relembrou a invasão ao Capitólio.