Hoje, o presidente Jair Bolsonaro ironizou uma publicação realizada pela cantora Anitta a respeito da bandeira nacional e sua representatividade. Nesse sentido, a cantora que costuma realizar críticas mais duras ao presidente, defendeu que as cores e os símbolos nacionais, segundo suas palavras, “pertencem aos brasileiros em geral” e que dessa forma, ninguém poderia então se “apropriar” dos mesmos.
Entenda o caso
A cantora resolveu se manifestar logo após sua apresentação no festival Coachella, um dos principais festivais de música dos Estados Unidos, Anitta estava utilizando as cores da Bandeira Nacional e assim que terminou sua apresentação, ontem (15), ela resolveu utilizar o twitter para afirmar que as cores que representam a bandeira do país são do povo brasileiro.
Nesse sentido, segundo suas próprias palavras: “A bandeira do Brasil e as cores da bandeira do Brasil pertencem aos BRASILEIROS. Representam o BRASIL em GERAL. NINGUÉM pode se apropriar do significado das cores da bandeira do nosso país. Fim!”
Uma clara indireta para o presidente Jair Bolsonaro
Com essa referência, clara e indireta para o presidente Bolsonaro, que costuma utilizar as cores da bandeira para fazer campanha, ela teve seu tweet compartilhado pelo então presidente, que ironicamente disse concordar com a avaliação de Anitta complementando seu post com diversos emojis da bandeira nacional, além disso, um sinal de positivo, conhecido como “joinha”.
Nesse sentido, Anitta não esconde sua oposição ao governo e costuma fazer manifestações públicas contra o presidente. Esse ano por exemplo, a cantora disse que estaria disposta a pagar a multa para aqueles que gritassem “fora, bolsonaro” no festival Lollapalooza. Essa manifestação havia sido proíbida na ocasião por decisão de um dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raul Araújo.
Além disso, durante a apresentação da cantora no festival, era possível ouvir manifestações de seus dançarinos que gritavam “Fora, Bolsonaro”. O ocorrido, foi até motivo de comentários por parte de uma das dançarinas, que disse “ter ganho motivação” para o restante do show.
Esse debate deve continuar
A ironia de Jair era esperada, dado que de certa forma, o candidato conseguiu se “apropriar” de fato dessa simbologia, em oposição ao PT, que utiliza o vermelho de sua bandeira. Anitta por sua vez, não fez qualquer menção ao presidente. Contudo, como já colocado anteriormente, ela é uma figura de clara oposição ao governo.
Outros artistas também contrários ao governo que gritaram “fora Bolsonaro” durante o último festival, devem ampliar esse debate, além de claro, um dos eventos mais importantes do mundo dos esportes, a copa do mundo, deve resgatar as cores em suas mais diversas representações, lembrando mais uma vez a todos os brasileiros, que o verde e o amarelo é de “todo brasileiro”.
Com isso, é provável que esse debate não termine por aqui, até as eleições muita água irá rolar. Enquanto isso, Bolsonaro segue fazendo campanha e recuperando sua popularidade, a distância que o separa de (Lula), já caiu para 9 pontos apenas.