O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) faz campanha em Minas Gerais neste sábado, dia 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições de 2022.
O presidente chegou a Belo Horizonte pouco antes das 10h e se encontrou com o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e outros políticos que apoiam a reeleição dele.
Ele participou de uma motociata por ruas da região. Depois, o presidente participou de um ato na Praça da Liberdade, na região centro-sul da cidade. O presidente não discursou nem falou com a imprensa durante a passagem por Belo Horizonte.
Pesquisas e Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro precisa virar pouco mais de 6 milhões de votos, caso queira vencer as eleições neste segundo turno. Porém, as últimas pesquisas apontam Lula, seu rival, como ganhador das eleições.
A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, dia 27 de outubro, encomendada pela Globo e pela “Folha de S. Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.
O novo levantamento foi feito entre terça-feira (25) e esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A importância de MG nas eleições
O estado de Minas Gerais possui uma importância muito grande nas eleições presidenciais, o estado do sudeste é o segundo maior colégio eleitoral do país, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.
Nesse sentido, o presidente Jair Bolsonaro vai ao estado, junto com o seu apoiador Romeu Zema, reeleito para o cargo de governador, com a tentativa de virar sua posição no estado.
Apesar de Romeu Zema ter ganho para governador no primeiro turno, foi Lula quem ganhou no estado para presidente e é quem vem liderando neste segundo turno.
A última pesquisa Quaest realizada de forma presencial, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente no segundo turno entre eleitores de Minas Gerais, com 53% das intenções para votos válidos.
Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Votos válidos são calculados com a exclusão de brancos, nulos e indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o instituto.
Vale lembrar que o estado foi o único do Sudeste em que Lula ficou à frente de Bolsonaro no primeiro turno, com 48,29%, contra 43,60% do candidato do PL. O petista totalizou 5.802.571 votos em Minas, uma vantagem de cerca de 563 mil sobre Bolsonaro, que somou 5.239.264.