Acontece no próximo domingo o primeiro debate presidencial entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a jornalista Julia Dualibi, da “Globo News”, nesta sexta-feira (14), a equipe do atual presidente definiu a estratégia para o evento.
Nos últimos dias, a campanha do presidente tem apostado em um tom mais moderado, diferentemente do que foi apresentado no início da campanha eleitoral. Na semana passada, por exemplo, Bolsonaro chegou a pedir “perdão” pelas palavras e palavrões. De acordo com a jornalista, aliados do presidente entendem que essa é a melhor postura na tentativa de alcançar os eleitores moderados e que ainda não escolheram em quem irão votar no próximo dia 30 deste mês.
Segundo a comunicadora, o desafio maior, avaliam os integrantes da campanha de Bolsonaro, é equilibrar essa tática com uma postura mais agressiva no debate do próximo domingo (16) contra Lula na “TV Bandeirantes”. Conforme aponta Julia Dualibi, a ideia é não sair do script dos debates anteriores e bater na tecla de temas como a “corrupção” e, às vezes, tentar tirar Lula de sua zona de conforto.
Todavia, a campanha do presidente ainda tem o receio de que um comportamento explosivo do próprio Bolsonaro possa fazer ele perder a calma. De acordo com a jornalista, Bolsonaro está sendo orientado a tentar criar frases de efeito para soar como “lacração”. A ideia é que as respostas do presidente sejam usadas nas redes sociais em formato de pequenos vídeos, o que tende a facilitar a viralização nas redes sociais.
Em entrevista ao canal “Globo News”, Henri Armelin, especialista em conteúdo digital, relatou que os “cortes” dos vídeos originais são uma espécie de “boca de urna digital” que pode acabar “mudando a cabeça de alguém indeciso” se bem feito. “Se uma pessoa recebe este mini vídeo e interage com ele, o algoritmo já a coloca em um ciclo infinito, onde ela vai receber ainda mais conteúdos com aquele mesmo tipo de ideias. Não à toa, a campanha de Bolsonaro está tão focada nos influenciadores”, explicou o especialista.
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