Nesta quarta-feira (24), o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou de uma reunião do PL Mulher, projeto do partido que busca ampliar a sua bancada feminina. O político participou apenas do final da reunião em que a sua esposa, Michelle Bolsonaro, é líder. Durante sua fala, Bolsonaro disse que descobriu apenas há pouco tempo a “veia política” da ex-primeira-dama.
“Temos certeza de que podemos realmente buscar esse ponto de inflexão que precisamos para mudar o destino do Brasil. Acredito no país, em vocês. Na (ex-)primeira-dama que, descobri há pouco tempo, essa veia política nela. Obviamente, ninguém faz nada sozinho. Ela bem acompanhada pode fazer a diferença no futuro para todos nós. Temos certeza de que teremos também excelentes prefeitas eleitas no ano que vem.”, disse Bolsonaro, ex-presidente da República.
Ainda durante seu discurso durante a reunião, que ocorreu na sede do partido, em Brasília, Bolsonaro aproveitou para criticar o PT, partido do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente conta com o maior número de mulheres eleitas no Brasil. “Apesar do número um pouquinho menor, a qualidade é muito maior (no PL)”, disse o ex-mandatário. Nos bastidores, muitos defendem que Michelle deva ser candidata ao Senado pelo Distrito Federal em 2026.
Bolsonaro discursou na primeira reunião do PL Mulher
Este evento do PL Mulher é apenas o primeiro organizado pelo partido reunindo todas as suas parlamentares. O encontro foi organizado pela sua líder, Michelle Bolsonaro, junto às suas deputadas federais que foram eleitas pela sigla nas eleições do ano passado. Durante sua fala, que inclusive foi divulgada nas redes sociais do PL, a ex-primeira-dama apontou que o PL Mulher vem buscando pessoas que queiram se candidatar à legenda.
“Essa é a primeira reunião com as nossas parlamentares para a gente falar sobre o novo momento do PL Mulher e também para sobre o nosso projeto, o ‘Mulher que Faz Acontecer’, projeto que vai buscar mulheres realizadores, mulheres que querem se filiar ao PL, mulheres que terão uma candidatura futura pelo nosso partido”, disse Michelle Bolsonaro.
Até assumir o posto de líder do PL Mulher, Michelle Bolsonaro vinha sendo conhecida por seu trabalho em ações sociais e de apoio a pessoas com deficiência. Com isso, ao assumir a liderança feminina do partido, ela fortalece sua imagem e também traz novas perspectivas para o PL. Embora ainda seja cedo para afirmar qual será o papel da esposa de Bolsonaro na política, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro acaba sendo de fundamental importância, indicando que ela poderá desempenhar um importante papel no cenário político brasileiro nos próximos anos.
Inclusive, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vem traçando planos ambiciosos e pretende explorar o potencial de Michelle, principalmente entre os eleitores evangélicos. Segundo o cacique do Centrão, Michelle é de fato uma alternativa à possibilidade de Bolsonaro ser condenado pelo TSE e se tornar inelegível no próximo ciclo eleitoral. No entanto, a estratégia não é aprovada pelos filhos do ex-mandatário: Flávio, Eduardo, Carlos e Renan Bolsonaro.