Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11) que espera ter um bom relacionamento com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Para ele, os americanos devem seguir com os acordos que foram feitos durante o governo de Trump. Contudo, Biden já deixou claro que pretende voltar a fazer negociações com o Brasil somente após começarem a tomar atitudes cabíveis contra o desmatamento. Macron, presidente da França, também exigiu novas políticas em relação à emissão de dióxido de carbono.
Leia mais: Auxílio emergencial deve voltar em março, saiba sobre o caso.
O diretor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Juan Gonzales, aliado de Biden, já se manifestou inúmeras vezes contra o governo do Brasil: “Qualquer pessoa, no Brasil ou em qualquer outro lugar, que pensa que pode promover um relacionamento ambicioso com os Estados Unidos enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos claramente não tem ouvido Joe Biden durante sua campanha.” A publicação pode ser encontrada em seu twitter.
Biden contra Bolsonaro
O presidente brasileiro falou sobre as relações com os EUA após ser contestado sobre o acordo de salvaguardas tecnológicas. Segundo o chefe do Executivo, a parceria está mantida. O acordo havia sido assinado por Bolsonaro e Trump em março de 2019 durante uma viagem oficial. Ele havia apoiado a candidatura de Trump, este perdeu para Biden em 2020 nas eleições. Atualmente, afirma que houve alterações na contagem dos votos.
Leia mais: Presidente de Cuba exalta valores de Lula em rede sociais.
No ano de 2019, a atual vice de Biden, Kamala Harris, também se manifestou em suas redes sociais contra o mesmo: “O presidente Bolsonaro do Brasil deve responder por esta devastação. A Amazônia gera mais de 20% do oxigênio do mundo e é o lar de um milhão de indígenas. Qualquer destruição afeta a todos nós.” Em entrevista para a TV Bandeirantes, nesta terça-feira (9), o brasileiro afirma que espera obter boas relações com os americanos.
Acompanhe as novidades do Brasil 123 nas redes sociais, clique aqui e nos siga!