Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República, pediu um visto de turista para permanecer por mais tempo nos Estados Unidos, onde ele está desde o fim do ano passado. De acordo com informações do jornal “Folha de São Paulo”, a solicitação foi revelada por um escritório de advocacia que atua em Washington, capital americana.
Assim como publicou o Brasil123, Bolsonaro foi para os Estados Unidos dois dias antes de seu mandato terminar oficialmente. Essa viagem acabou quebrando uma tradição, visto que o ex-chefe do Executivo não passou a faixa presidencial para seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro desembarcou nos Estados Unidos no dia 28 de dezembro e desde então está em uma casa que pertence ao ex-lutador de MMA José Aldo, em um condomínio fechado. Como entrou ainda sendo presidente, ele tinha 30 dias para mudar esse status a partir do momento em que deixou o Executivo.
Agora, o pedido de Bolsonaro está sendo avaliado pelo Departamento de Estado, que pode ou não conceder o visto tanto por questões técnicas como por pressões políticas, visto que, após os ataques terroristas ocorridos em Brasília no último 08 de janeiro, parlamentares americanos de esquerda pedem a deportação de Bolsonaro do país.
Neste final de semana, o filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que o pai está “desopilando” nos Estados Unidos. Ainda segundo ele, não existe uma data para que o ex-chefe do Executivo retorne ao país. “Pode ser amanhã, pode ser daqui a seis meses, pode não voltar nunca, não sei. Ele está desopilando. Você nunca tirou férias, não?”, disse.
De acordo com as informações, somente uma possível cirurgia pode fazer Bolsonaro voltar mais rápido ao país. No começo deste mês, o ex-presidente precisou ser hospitalizado nos Estados Unidos. Na semana passada, o médico do ex-mandatário do Palácio do Planalto, o cirurgião Antônio Macedo, afirmou que existe a possibilidade de que Bolsonaro precise passar por um procedimento cirúrgico.
Desde 2018, quando sofreu o ataque de Adélio Bispo, Bolsonaro foi internado algumas vezes por conta de bloqueios intestinais. Em algumas dessas internações, o ex-presidente não precisou passar por nenhuma cirurgia. Por conta disso, apesar da expectativa, ainda não é possível afirmar que o ex-chefe do Executivo passará por um procedimento do tipo.
Leia também: Bolsonaro terá que se manifestar sobre atos criminosos e postagem contra resultado das eleições