O presidente Jair Messias Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, cumpre agenda de campanha em Fortaleza, capital do Ceará, neste sábado, dia 15 de outubro. Este foi o segundo estado do Nordeste visitado por Bolsonaro neste sábado, ele esteve em Teresina (PI).
Em Fortaleza, o candidato realizou um comício no Polo de Lazer do bairro Ceará. O presidente da república é acompanhado por políticos apoiadores que também irão decidir o segundo turno na região. Além disso, o presidente também irá ao Maranhão cumprir agenda política.
Conforme a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro obteve no Ceará no primeiro turno 1,3 milhões de votos (25,38%), enquanto Lula recebeu 3,5 milhão de votos (65,91%). Vale lembrar que o ex-presidente Lula foi o mais votado em todos municípios cearenses no primeiro turno.
Quando expandimos o horizonte, no primeiro turno, o atual presidente recebeu 51 milhões de votos (43,2%) e ficou atrás do ex-presidente Lula, que recebeu 57 milhões de votos (48,4%). O segundo turno está marcado para o próximo dia 30.
Bolsonaro intensifica críticas ao PT
Jair Bolsonaro voltou a realizar duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro turno, os eleitores do Ceará elegeram dois petistas para governador, Elmano de Freitas, e senador, Camilo Santana, atual governador do estado.
“É muita desinformação praticada pelo PT. Muita mentira. ‘Não gosta de nordestino, não gosta de negro, vai acabar o Bolsa Família, vai aumentar a gasolina’. É o tempo todo assim. Muita gente acredita nisso, a gente vai desmentindo isso daí. Pode ter certeza que muita gente foi prejudicada com isso”, disse.
Além disso, o presidente defendeu ações do governo federal realizadas durante seu mandato. Quando questionado por jornalistas sobre as prioridades de um eventual segundo governo, respondeu que projetos de energia eólica e demandas apresentadas por políticos locais podem ser atendidas pelo Executivo federal.
Bolsonaro estava acompanhado de André Fernandes e Carmelo Neto, que foram os mais votados no Ceará entre os candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. O policial militar Capitão Wagner, candidato derrotado ao governo do Estado e que apoia Bolsonaro no segundo turno, também estava presente.
Campanha pelo Nordeste
O presidente e candidato Bolsonaro intensifica sua agenda por toda região Nordeste, visto sua derrota de uma forma ampla frente aos votos recebidos pelo candidato e ex-presidente Lula na região.
Além disso, o presidente tentou contornar suas falas ofensivas aos nordestino e pediu desculpas, segundo ele não quis atacar aos nordestinos.
Os estados do Nordeste somam 42,3 milhões de eleitores e ficam atrás somente dos estados do Sudeste (66,7 milhões de eleitores). No discurso a seus apoiadores em Teresina, Bolsonaro disse ser “mentira” afirmar que ele associou a vitória de Lula na região ao analfabetismo.