No início da noite desta segunda-feira (08) o presidente da República, Jair Bolsonaro, concedeu uma entrevista ao apresentador José Luiz Datena. Durante a entrevista ele falou sobre a possibilidade de uma greve dos caminhoneiros por causa dos altos preços dos combustíveis. Bolsonaro explicou quais impostos incidem sobre o preço dos combustíveis no Brasil. Bolsonaro também falou sobre estratégias para diminuir o valor dos combustíveis e afirmou que governadores precisam diminuir impostos estaduais.
Inicialmente Bolsonaro buscou explicar como funciona o cálculo para definir o preço dos combustíveis no Brasil. O presidente afirmou que o preço do barril de petróleo no mercado internacional e o preço do dólar afetam o preço dos produtos. Ele também explicou que atualmente um dos impostos federais sobre o litro dos combustíveis encontra-se zerado. Logo em seguida ele afirmou que o outro imposto federal que incide sobre os combustíveis não pode ser reduzido, pois alterando o valor do mesmo ele incorrerá em crime de responsabilidade.
Bolsonaro então garantiu que ele e sua equipe econômica vem buscando formas para garantir uma diminuição do valor dos combustíveis no Brasil, mas que não há muitas opções sem o advento de uma reforma tributária.
– Entrevista com Datena:
. Combustíveis, responsabilidade de todos os governantes e ações relacionadas:
. Link no YouTube: https://t.co/HC0D0nRlBb
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 8, 2021
Bolsonaro intima governadores
“O que eu quero fazer. Não estou brigando com governador”, afirmou Bolsonaro ao iniciar uma proposta para que os governadores aceitem reduzir a carga tributária estadual. “O nosso projeto de lei visa uma coisa apenas, regulamentar”, afirmou Bolsonaro que pede para que o valor dos impostos estaduais seja tabelado.
Bolsonaro defende que os estados não perderão receita ao adotarem esta medida, mas que o cidadão passará a não pagar um imposto que segundo ele estaria sendo bitributado. Bolsonaro também alega que é necessário que haja uma maior transparência nas notas fiscais para que o cidadão entenda casa coisa que incide sobre o preço do combustível comprado.
Iniciativa Privada
Em seguida Datena questionou o presidente sobre a necessidade de fiscalizar os donos de postos de combustível em relação ao valor apresentado nas bombas. Segundo ele, quando o governo anuncia que o combustível receberá um aumento nas refinarias, os donos de postos de combustível elevam seus preços sem que tenham ainda adquirido o produto mais caro. Datena também cobrou maior fiscalização da qualidade do combustível vendido no Brasil. Segundo ele, atualmente o Brasil sofre com uma alta taxa de combustível sendo vendido adulterado.