O Presidente Jair Bolsonaro confirmou mudanças no Ministério da Cidadania. Essa é a pasta que cuida de programas sociais como o Bolsa Família ou mesmo o Auxílio Emergencial. A mudança está no nome do ministro.
Em entrevista para a TV Bandeirantes nesta segunda-feira (8), Bolsonaro disse que o Ministro Onyx Lorenzoni vai deixar a pasta. Isso era algo que a imprensa nacional já estava falando que aconteceria. Mas agora veio a confirmação de fato.
De acordo com o Presidente, Onyx vai apenas mudar de pasta. Ele sai do Ministério da Cidadania e passará a ocupar a Secretaria Geral da Presidência. Por isso, ele vai passar a trabalhar dentro do Palácio do Planalto.
A Secretaria Geral da Presidência está sem ministro desde o fim de 2020. Isso porque o seu titular, Jorge de Oliveira, foi para o Tribunal de Contas da União (TCU). Não se sabe quem vai ficar no lugar de Onyx no Ministério da Cidadania.
Mas se sabe que será provavelmente alguém do Centrão. Esse foi o grupo que ajudou Bolsonaro a eleger os seus candidatos nas eleições para as Presidências da Câmara e do Senado. Então essas trocas serviriam justamente para “pagar a conta”.
Ministério da Cidadania
O Ministério da Cidadania viveu momentos de protagonismo dentro do Governo de Bolsonaro em 2020. É que com a pandemia, essa foi a pasta que controlou o Auxílio Emergencial. Então eles acabaram ficando em evidência.
Onyx assumiu esse cargo no Ministério ainda em fevereiro de 2020, ou seja, antes do início da pandemia por aqui. Na época, ele substituiu o Ministro Osmar Terra. Lorenzoni disse que quer apresentar o projeto do novo Bolsa Família antes de sair do comando do Ministério.