O Partido dos Trabalhadores (PT) avalia que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está errando ao exagerar em seus discursos considerados “golpistas”. Para a legenda, tal fato acaba beneficiando seu maior rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defenderá que um dos temas principais da eleição será a escolha entre a defesa da democracia e a ameaça de autoritarismo.
Bolsonaro defende o uso de armas para ‘garantir’ a democracia
Assim como tem publicado o Brasil123, nas últimas semanas, o chefe do Executivo passou a proferir ataques contra a democracia e voltou a colocar em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, dando a entender que rejeitaria uma derrota eleitoral e poderia tentar um “golpe”.
Por conta das declarações de Bolsonaro, tem-se notado uma união da sociedade civil e o Judiciário, o que tem feito o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, e seu sucessor, o ministro Alexandre de Moraes, a subirem o tom, assegurando a confiabilidade das eleições e o respeito ao resultado das urnas eletrônicas.
De acordo com o jornalista Kennedy Alencar, para Lula, ao radicalizar cada vez mais e ainda dizer, por exemplo, que jamais será preso, o presidente mostra uma ideia de desespero aos seus aliados, passando um recibo, segundo o petista, de uma provável derrota, e deixando claro que tem de medo de ser detido depois de deixar a Presidência.
PT assistindo guerra do PSDB
Ainda segundo o jornalista Kennedy Alencar, além de acompanhar os discursos de Bolsonaro, o PT tem visto de “camarote” a crise no rival PSDB, que discute sobre a manutenção ou não da candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). Hoje, uma parte do partido defende que Doria desista da candidatura e passe a apoiar a senadora Simone Tebet (MDB).
De acordo com o PT, essa crise tende a beneficiar Lula, pois integrantes importantes do PSDB, que são críticos de Doria e descrentes da forma eleitoral de Simone Tebet, tendem a apoiar o petista, pois são contra a reeleição de Jair Bolsonaro. Um dos exemplos é o ex-chanceler Aloysio Nunes. Assim como publicou o Brail123, ele é um dos principais nomes da legenda e já confirmou que apoiará Lula desde o primeiro turno.
Leia também: Preso por postagens pró-Bolsonaro, major entra com habeas corpus no STM