O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quinta-feira (01) que o auxílio emergencial concedido pelo governo federal aos vulneráveis devido à pandemia de covid-19 pode ser renovado por mais dois ou três meses depois de agosto, quando terminará o benefício concedido atualmente.
“Mais dois, três meses”, disse Bolsonaro ao responder a uma pergunta sobre a possível renovação do auxílio durante a sua transmissão de pronunciamento semanal ao vivo pelas redes sociais.
Na apresentação dessa semana o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães também estava presente, e a pergunta realizada por áudio sobre a possível prorrogação do auxílio emergencial foi direcionada para Guimarães, e quando ele iniciou a resposta, o presidente Bolsonaro indicou em gestos o número 3.
Pedro Guimarães explicou que estava sendo iniciada a etapa de saques de mais uma parcela, e o presidente Bolsonaro finalizou o assunto, indicando ser prorrogado por “Mais dois, três meses”.
O auxílio pago pelo governo atualmente varia de 150 a 375 reais.
Antecipação da 4ª parcela
No dia 15 de junho foi oficializada a antecipação da terceira parcela do auxílio emergencial 2021, e nessa mesma ocasião, em apresentação oficial da Caixa Econômica Federal, o presidente Pedro Guimarães, confirmou que a 4ª parcela também seria alvo de antecipação do calendário.
“É muito claro que vamos acabar antecipando o 4º ciclo também, naturalmente, mas vamos fazer isso daqui algumas semanas”. Dessa forma, temos a confirmação da antecipação, porém, as datas ainda não estão determinadas, uma vez que ainda estamos com a finalização dos pagamentos do 3º ciclo.
O presidente da Caixa ainda explicou que a antecipação da 4ª parcela ocorrerá apenas para aqueles trabalhadores que estão fora do Bolsa Família, porque este programa segue sempre nos 10 últimos dias de cada mês. Assim sendo, ele declarou na ocasião: “O 4º ciclo do auxílio emergencial para quem recebe Bolsa Família, será no dia 19 de julho até o dia 30 de julho”.
Veja também: Plenário não concede extensão do auxílio-acompanhante para todos os aposentados; veja os detalhes