O presidente Jair Bolsonaro (PL) causou uma grande aglomeração nesta terça-feira (28) ao deixar o Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, para fazer um passeio de moto aquática entre as praias de Ubatuba e da Enseada onde cumprimentou apoiadores e banhistas que estavam no local.
De acordo com as informações, Bolsonaro chegou ao estado no início da tarde de segunda-feira (27) e deve ficar na região durante o recesso, que termina na próxima semana.
Nesta terça, durante seu passeio, Bolsonaro foi escoltado tanto pela terra quanto pelo mar. Ele saiu do local onde está hospedado por volta das 11h e voltou às 12h30 ao lugar onde está com a família.
Bolsonaro está hospedado em um hotel administrado pela 5ª Divisão do Exército Brasileiro. A expectativa é de que ele passe o réveillon no estado acompanhado da família — além dele, Michelle Bolsonaro, a primeira-dama, também está na cidade.
Bolsonaro aglomerando sem máscara
Em Santa Catarina, conforme consta no decreto estadual, pessoas podem ficar sem máscara de proteção contra Covid-19 ao ar livre, mas apenas em casos onde há distanciamento. Sendo assim, quando há aglomeração, a máscara é obrigatória mesmo em locais abertos.
No entanto, nas imagens, é possível ver que as pessoas ao redor de Bolsonaro, e o próprio presidente, apesar da aglomeração, não estavam usando máscaras naquele momento.
Primeira-dama vai até ateliê
Diferentemente do presidente, a primeira-dama preferiu não se envolver em polêmicas e seu passeio teve como destino o ateliê de uma artesã na cidade de Forte Marechal Luz. Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro agradeceu um presente que teria recebido da dona da loja.
Apesar de não aglomerar, nem a primeira-dama e nem as pessoas que estavam no estabelecimento usavam máscara de proteção contra a Covid-19.
Leia também: Centrão espera ‘efeito Auxílio Brasil’ para redefinir apoio a Bolsonaro em 2022