As preocupações globais atingiram seu nível máximo nesta quinta-feira (24). Após tanta expectativa por parte dos mercados, a Rússia deu início à sua invasão à Ucrânia. E isso está fazendo as bolsas internacionais afundarem na sessão de hoje.
A saber, a Bolsa de Valores de Moscou abriu as operações, mas logo as suspendeu, pois registrava queda superior a 10%. Aliás, ela chegou a despencar mais de 50% ao longo das negociações, ou seja, perdeu metade dos seus investimentos em poucas horas.
Além disso, o rublo russo chegou a tombar 7% nesta quinta, caindo para o seu mínimo histórico ante o dólar. Contudo, reduziu as perdas após intervenção do Banco Central da Rússia.
Bolsas internacionais afundam com a guerra
A invasão da Rússia à Ucrânia não afetou apenas estes países. Na verdade, a guerra está derrubando as bolsas internacionais na sessão desta quinta. Em suma, o índice DAX, da bolsa da Alemanha, tombava 4,65% por volta das 9h10. Por sua vez, as bolsas de Paris e Madrid afundavam cerca de 4% no mesmo horário. Já em Londres, o índice FTSE caía quase 3%.
Na Ásia, a Bolsa de Tóquio fechou a sessão em queda de 1,8%. Da mesma forma, o índice CSI300, que reúne as grandes companhias em Xangai e Shenzhen, na China, recuou 2,03%. O índice Hang Seng, em Hong Kong, fechou em queda de 3,21%, enquanto a bolsa de Sydney caiu 2,99%.
Nos Estados Unidos, a situação também não deverá ser diferente nesta quinta. A saber, os índices futuros já acumulavam queda de mais de 2%, o que sinaliza um dia de perdas em Wall Street.
Às 10h20, o Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa Brasileira, afundava 2,35%.
Vale destacar que as companhias aéreas estão sofrendo forte desvalorização nesta quinta. Em resumo, uma guerra afeta o setor aéreo, ainda mais quando tem implicações em todo o planeta. As principais companhias norte-americanas registravam queda de mais de 5% na sessão.
Leia Mais: Lucro líquido da SulAmérica despenca 85,8% em 2021