As bolsas europeias encerraram o pregão desta terça-feira (9) no azul. Em suma, os principais índices acionários locais mostraram otimismo com a recente recuperação das ações de tecnologia. A saber, estes papéis sofreram fortes perdas nas últimas semanas com a elevação dos rendimentos dos Treasuries, os títulos do Tesouro americano.
Em resumo, o pregão de hoje (9) repercutiu, mais uma vez, os juros dos EUA, mas de maneira inversa. Isso porque, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos recuaram no dia. Assim, passou de 1,594%, maior nível em mais de um ano, para 1,552%. Uma das razões que puxou as taxas pra baixo foi o otimismo com o pacote de estímulos fiscais nos EUA, que elevaram os ânimos dos investidores.
A saber, o cenário atual vem limitando ações que já apresentavam preços elevados, como as de tecnologia, que dispararam 40% em 2020. Agora, estes papéis estão sendo vistos como muito caros. O resultado é a hesitação de diversos investidores em adquirir ações do segmento, com consequentes e constantes perdas nos pregões mais recentes.
Vale destacar que as ações do setor de tecnologia funcionam como um termômetro. Geralmente, elas são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.
Veja as principais variações das bolsas européias
Neste cenário, com a elevação das ações de tecnologia e do otimismo, as principais bolsas da Europa encerraram a sessão no azul. O índice Stoxx Europe 600 subiu 0,76%. A título de curiosidade, o Stoxx engloba 600 empresas de 18 países europeus, de pequeno, médio e grande porte, representando certa de 90% das empresas europeias que estão listadas em bolsas de valores.
Da mesma forma, também registraram alta no dia os índices Ibex-35, em Madrid (0,62%), Ftse/Mib, em Milão (0,57%), DAX, em Frankfurt (0,40%), e CAC-40, em Paris, (0,37%). Por fim, o índice FTSE 100, em Londres, teve o avanço menos expressivo do dia (0,17%).
LEIA MAIS
Serviços cresce em 12 das 27 Unidades da Federação em janeiro
Índices asiáticos encerram pregão de hoje (9) sem direção única