As bolsas europeias podem comemorar o bom resultado desta terça-feira (2). Puxados por dados econômicos positivos da região, os principais mercados acionários registraram ganhos generalizados hoje. No entanto, vale ressaltar que os lockdowns na Europa ainda preocupam os investidores em relação ao avanço econômico local.
Em resumo, a Eurostat, agência oficial de estatísticas europeia, reportou que a queda registrada na zona do euro no último trimestre do ano ficou em -0,7%, acima de -1,0% esperado para o período. Com isso, a retração em 2020 chegou a 6,8%. E isso aconteceu graças ao avanço da Alemanha, que registrou leve crescimento de 0,1% no quarto trimestre do ano passado, e da Espanha, que avançou 0,4% no período. Por outro lado, as quedas de 1,3% da França e de 2,0% da Itália no último trimestre de 2020 pressionaram o resultado geral. Os países são as respectivas segunda e terceira economias da região.
Como os dados ficaram um pouco melhores que o esperado, os investidores acreditam numa recuperação econômica mais rápida. Além disso, perspectivas positivas de grandes nomes como Airbus e LVMH contribuíram para apagar as fortes perdas registradas na semana passada.
Veja as principais variações das bolsas europeias
Diante desse cenário de notícias mistas, o otimismo prevaleceu e os índices encerraram o dia no azul. Em síntese, o índice pan-europeu STOXX subiu 0,63%, emendando a segunda alta seguida. Este índice engloba 600 empresas de 18 países europeus, de pequeno, médio e grande porte. Aliás, o índice representa certa de 90% das empresas europeias que estão listadas em bolsas de valores.
Da mesma forma, todas as principais bolsas da Europa avançaram. As maiores altas percentuais vieram dos índices Ibex-35, em Madrid (1,96%), CAC-40, em Paris (1,86%), DAX, em Frankfurt (1,56%), e Ftse/Mib, em Milão (1,11%). Por fim, também encerraram o dia no azul, os índices Financial Times, em Londres (0,78%), e PSI20, em Lisboa (0,26%).
LEIA MAIS
Itaú registra lucro líquido de US$ 18,9 bilhões em 2020
Bolsas chinesas encerram dia no azul, puxadas por injeção de liquidez