As bolsas da Europa iniciaram a semana no azul. Os principais índices acionários locais registraram ganhos na sessão de hoje, que ficou marcada por fusões e aquisições. Isso ajudou a impulsionar o otimismo entre os mercados, que ficaram animados com estas operações de grandes empresas. Ao mesmo tempo, ajudou a reduzir o pessimismo que envolve os índices europeus, principalmente por causa da pandemia da Covid-19.
Em resumo, a fabricante de chips japonesa Renesas Electronics Corp aceitou adquirir a designer de chips Dialog Semiconductor listada em Frankfurt, na Alemanha. A operação girou em torno de 4,9 bilhões de euros à vista. E o resultado disso foi a disparada de 16% das ações da companhia, que alcançaram o maior nível em mais de 20 anos. Sem surpresas, dispararam para o primeiro lugar do STOXX 600, índice que engloba 600 empresas de 18 países europeus, de pequeno, médio e grande porte.
Também vale mencionar os setor cíclicos de recursos básicos, e fabricantes de produtos químicos industriais. Em resumo, estes setores subiram de 0,8% a 2,2%, alcançando as maiores posições no dia em relação aos ganhos conquistados. Seguindo essa mesma trajetória, as ações de tecnologia tiveram alta de 1,5% nesta segunda.
Veja as principais variações das bolsas europeias
Diante dessas notícias, todas as principais bolsas da Europa fecharam a sessão no azul. Assim, deixaram o pessimismo um pouco de lado e esqueceram, pelo menos no dia, o avanço da pandemia no continente e a variação do novo coronavírus do Reino Unido, que ainda preocupa os mercados. Em síntese, o índice pan-europeu Stoxx Europe 600 subiu 0,3%, após acumular ganhos de 3,45% na semana anterior. Contudo, o índice ainda não retornou aos níveis anteriores à pandemia da Covid-19 e permanece 5% abaixo dos maiores níveis alcançados em 2020.
Da mesma forma, também houve avanço nas outras bolsas da Europa. A maior alta percentual veio, novamente, do Ftse/Mib, em Milão, que disparou 1,48%. Investidores ainda repercutem a aceitação de Mario Draghi para ocupar o cargo de primeiro-ministro da Itália. Também houve alta nos índices Financial Times, em Londres (0,53%), CAC-40, em Paris (0,47%), e o PSI20, em Lisboa (0,27%). Por fim, os avanços mais tímidos do dia ficaram com os índices Ibex-35, em Madrid (0,05%), e DAX, em Frankfurt (0,02%).
LEIA MAIS
Balança comercial tem déficit superior a US$ 1 bilhão no início de fevereiro
Lucro líquido da BB Seguridade cai 19% no quarto trimestre de 2020