As bolsas americanas têm muito o que comemorar nesta segunda-feira, dia 1º. Após as fortes quedas acumuladas na semana passada, com o pior resultado desde outubro de 2020, os principais índices acionários dos Estados Unidos conseguiram encerrar o pregão com alta firme. E o que impulsionou o resultado positivo foram as grandes empresas de tecnologia, todas com altas expressivas no dia.
Em resumo, a última semana ficou marcada nos EUA pela preocupação envolvendo GameStop e AMC Entertainment, entre outras empresas, consideradas obsoletas e com pouco valor de mercado. O fato é que estas empresas registraram uma recente explosão em seus papéis, devido a um movimento orquestrado de alguns investidores.
Em resumo, operadores “alugam” ações de empresas, vendem para outros investidores e, depois, as compram novamente, esperando obter lucro. Nesses casos específicos, o preço tende a recuar no futuro, gerando lucro para os operadores que venderam as ações. Contudo, com as recentes altas da GameStop, por exemplo, a compra gera prejuízo aos operadores, que terão que pagar muito mais caro. Esse movimento é conhecido como “short squeeze”. E, como isso começou a ser “imitado” em outros lugares do mundo, houve aumento nas preocupações sobre um efeito cascata no mercado geral.
No entanto, com o aparente esfriamento da onda de ataques especulativos na bolsa de Nova Iorque, as preocupações ficaram um pouco esquecidas. Por exemplo, as ações da GameStop despencaram 30,77%. Assim, o que realmente chamou atenção no dia foi a alta das gigantes da tecnologia. A saber, as maiores elevações vieram de: Tesla (5,89%), Amazon (4,21%), Alphabet (3,65%), Microsoft (3,29%) e Apple (1,62%). Isso contribuiu para o avanço de 2,51% no S&P 500 das ações de tecnologia, que perderam apenas para as ações de consumo discricionário (2,77%), líderes nesta segunda.
Veja as variações das bolsas americanas
Nesse cenário otimista para os investidores, as bolsas acabaram refletindo o sentimento geral e fecharam o dia em alta firme. Em suma, o índice Dow Jones teve a menor elevação do dia (0,76%), seguido pelo índice S&P 500 (1,61%). Já o índice de tecnologia Nasdaq teve a maior alta do dia (2,55%). Nesse caso, vale destacar o S&P 500, que estava acumulando perdas em 2021, conseguiu reverter a situação e, agora, acumula ganhos de 0,47% neste ano. O Nasdaq, por sua vez, subiu 4,00% em 2021, enquanto o Dow Jones avançou, até agora, 1,29%.
LEIA MAIS
Dólar fecha em leve queda, com atenção voltada a Brasília
Ibovespa inicia fevereiro em alta, após queda de 3,32% em janeiro