As principais bolsas de Nova Iorque encerraram esta quarta-feira (3) seguindo direções opostas. Enquanto o Dow Jones e o S&P 500 registraram leves altas, o índice de tecnologia Nasdaq teve um recuo bem tímido no dia. Este resultado acontece após duas altas seguidas. Aliás, nos dois pregões anteriores, os firmes avanços dos mercados foram puxados, principalmente, pelas gigantes da tecnologia. A saber, a semana está marcada pela divulgação de balanços dos últimos meses de 2020, e o resultado está elevando o otimismo dos investidores.
Em resumo, essas fortes elevações seguidas acontecem porque 80% dos balanços de empresas do índice S&P 500 superaram as expectativas. A saber, 97% desses resultados vêm de empresas de tecnologia, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv, uma fornecedora global de dados e infraestrutura do mercado financeiro.
Dessa forma, com estes ganhos sólidos de grandes empresas de tecnologia, houve a realização de lucro por parte dos investidores. Também vale ressaltar que a atenção dos mercados está voltada para as negociações entre o novo presidente, Joe Biden, e senadores republicanos. Eles tentam definir um novo projeto de lei de apoio ao combate à pandemia da Covid-19 no país. Isso sem esquecer o pacote de US$ 1,9 trilhão proposto pelo democrata, mas que ainda não possui data para liberação.
Veja as variações das bolsas americanas
Nesse cenário com notícias mistas, entre bons resultados e expectativas para o futuro, as bolsas acabaram refletindo o sentimento geral e fecharam o dia sem direção definida. Em suma, o índice Dow Jones teve a maior elevação do dia (0,11%), mas de maneira bem tímida. Em seguida, veio o índice S&P 500, com um avanço parecido, de 0,10%. Por fim, o índice de tecnologia Nasdaq apresentou leve recuo de 0,02%. Esses resultados interromperam a escaladas das bolsas nesta semana.
LEIA MAIS
Dólar interrompe dos dois de queda e tem leve alta nesta quarta (3)
Ibovespa sobe nesta quarta (3) e emenda terceiro pregão seguido no azul