Na última segunda-feira (03), deu início às inscrições do programa Bolsa Universidade 2021. Criado em 2007, o projeto tem como objetivo oferecer condições para o acesso e ingresso nas universidades particulares pelas pessoas de baixa renda.
Desse modo, o programa atua com a oferta de bolsas integrais (100% de desconto) e bolsas parciais (50% e 75% de desconto nas mensalidades). A bolsa cobre as taxas requeridas pela universidade e auxilia na permanência do aluno no curso pretendido.
No entanto, este não é um programa de esfera nacional; ou seja, administrado pelo governo e sim por estados e municípios. Dessa forma, atualmente há três lugares que utilizam o Bolsa Universidade: São Paulo, Franca (SP) e Manaus.
Embora trabalhem com o mesmo objetivo, os programas se diferenciam em alguns pontos, de acordo com os seus próprios editais e necessidades locais.
Bolsa Universidade 2021 abre inscrições em Manaus
Manaus, município e capital do Amazonas, abriu inscrições para interessados em ingressarem na universidade privada ainda este ano.
O Bolsa Universidade 2021 oferece 16 mil vagas e bolsas com desconto total e parcial. As inscrições foram abertas ontem e seguirão até o dia 17 de maio.
Quem se interessar deve fazer a inscrição online por meio da página oficial do programa. Dessa forma, a seleção acontecerá em etapas distintas:
- Inscrição eletrônica;
- Classificação;
- Entrega de documentos.
Contudo, o programa Bolsa Universidade 2021 de Manaus tem alguns critérios que devem ser atendidos por quem deseja pleitear uma vaga em alguma instituição de ensino superior.
Regulamento do programa
O interessado em concorrer a uma das 16 mil vagas do programa Bolsa Universidade 2021 deve atender ao seguinte perfil divulgado pelo edital do projeto:
- Possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
- Não ter diploma de ensino superior;
- Estar com ensino médio completo ou concluir até junho de 2021;
- Não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública;
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
- Não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada;
- Residir em Manaus.
Além disso, o candidato que conseguir participar do Bolsa Universidade 2021 deve cumprir projetos e ações socioeducacionais junto à Prefeitura Municipal de Manaus e ao estado do Amazonas, sob convocação.
Portanto, as vagas são destinadas ao ingresso na universidade no segundo semestre de 2021. Ao entrara no sistema, o interessado deve selecionar a opção 2021/2.
Veja ainda: Como se inscrever no CadÚnico para receber o Bolsa Família; veja agora mesmo
Para conferir mais informações, clique aqui.