Os jovens de baixa renda da cidade de São Paulo podem participar de uma iniciativa que reúne conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, tecnologia e introdução ao mercado de trabalho. É o programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital que está com inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 21 de maio.
Vale destacar que são 108 vagas para jovens de 16 e 20 anos de idade.
A iniciativa já formou mais de mil jovens da cidade de São Paulo.
Bolsa Trabalho
O programa Bolsa Trabalho, uma parceria da Coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferece bolsa auxílio mensal de R$ 673,79 e tem duração de um semestre.
No entanto, para ter direito à ajuda de custo, os alunos precisam frequentar ao menos 85% das atividades.
Ainda mais, as aulas são ministradas na Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LAB Livre SP) e também em outros equipamentos públicos em todas as regiões.
Para oferecer uma formação completa fazem parte também da grade curricular do curso temas como direito das juventudes, respeito à diversidade e direitos humanos, cidadania ativa, projetos de vida e mundo do trabalho, além de visitas a equipamentos sociais e culturais da cidade de São Paulo, estimulando nos jovens o senso de pertencimento à cidade.
Leia ainda: EXCELENTE NOTÍCIA para os inscritos no CADASTRO ÚNICO acaba de sair
Como participar?
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link do Bolsa Trabalho.
Podem se inscrever no programa os jovens com idade entre 16 e 20 anos, moradores da cidade de São Paulo há no mínimo dois anos, que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o ensino médio, desempregados há no mínimo seis meses e sem receber seguro-desemprego, e que pertençam a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo.
A saber, algumas vagas são exclusivas para os jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE/MA) e Liberdade Assistida (LA) da Fundação Casa.
Além disso, o programa também incentiva a participação de jovens imigrantes, indígenas, LGBTI+ e jovens com deficiência, para aumentar sua inserção no mercado de trabalho.
Com informações da Assessoria do Governo do Estado de São Paulo e da Agência Brasil
Veja também: DINHEIRO NA MÃO! Pagamento do Bolsa Família começa AMANHÃ (18)! Veja o calendário