O calendário de julho do Bolsa Família já começou, mas muitos beneficiários ainda não estão com o dinheiro na conta. Isso porque os pagamentos seguirão acontecendo nesta semana, quando a maioria das pessoas vai receber o valor. Por isso, é importante ficar atento às datas para não perder o dia em que o dinheiro entrará na conta.
Apesar disso, o pagamento deste mês virá sem um adicional importante. Contudo, muita gente ainda pode ganhar um valor relevante com o programa, a depender do recebimento de outros benefícios dentro do Bolsa Família.
Polêmica no Bolsa Família
Na última semana, uma nota enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que o governo incluiu cerca de 1,3 milhão de pessoas no Bolsa Família. Na leitura, há uma forte inclinação para que o leitor entenda que o programa está em expansão. Contudo, dados mostram o movimento contrário.
Isso porque, ao todo, 700 mil famílias saíram do programa desde o início do ano. Em janeiro, eram 21,6 milhões de famílias beneficiárias, ao passo que os últimos dados apontam para um total de 20,9 milhões de famílias beneficiárias. Além disso, outro indicador importante passa a medir a eficiência do programa.
Isso porque o valor médio do Bolsa Família representa o valor aproximado que cada família recebe. Em junho, o valor médio foi de R$ 705, ao passo que em julho o valor médio caiu para R$ 684. Com isso, os dados apontam para uma queda de beneficiários, juntamente com uma queda de valores médios.
Calendário desta semana
Apesar do menor número de beneficiários e um adicional a menos, o calendário do Bolsa Família segue o mesmo que o estipulado no início do ano. Com isso, vale ressaltar que os pagamentos começaram no último dia 18 e se estenderam até a última sexta-feira, 21.
Nesta semana, todos os dias serão datas de pagamentos do programa. Veja abaixo:
- NIS de final 5: 24 de julho
- NIS de final 6: 25 de julho
- NIS de final 7: 26 de julho
- NIS de final 8: 27 de julho
- NIS de final 9: 28 de julho
Por fim, beneficiários do Bolsa Família com NIS de final 0 receberão na segunda-feira, 31 de julho, finalizando o calendário deste mês. Os pagamentos acontecem nas contas do Caixa Tem ou, ainda, em contas próprias do programa.