O Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal tem um alto impacto na vida das famílias em vulnerabilidade social e econômica.
Assim, é importante destacar que a próxima rodada de pagamentos segue com o valor mínimo de R$ 600 garantido.
Ainda mais, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pela gestão do programa, divulgou recentemente o calendário de depósitos do Bolsa Família para o mês de março.
Qual o cronograma de pagamento do Bolsa Família?
Como habitual, em março, o pagamento do benefício será realizado nos últimos 10 dias úteis do mês, o que compreende o período entre 15 e 28.
Então, para determinar a data em que o benefício estará disponível, o governo utiliza o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família.
Dessa forma, os beneficiários cujo NIS termina com o número 1 poderão retirar o pagamento já no dia 15 de março; e assim por diante, nos dias úteis seguintes, os demais grupos receberão o pagamento, sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
A saber, a exceção da regra dos repasses fica apenas para o mês de dezembro, quando o calendário é antecipado devido às festividades.
- NIS de final 1 – 15 de março;
- NIS de final 2 – 18 de março;
- NIS de final 3 – 19 de março;
- NIS de final 4 – 20 de março;
- NIS de final 5 – 21 de março;
- NIS de final 6 – 22 de março;
- NIS de final 7 – 25 de março;
- NIS de final 8 – 26 de março;
- NIS de final 9 – 27 de março;
- NIS de final 0 – 28 de março.
Quem tem direito ao benefício?
Considerando quem tem direito a receber o benefício do Bolsa Família, é importante manter as informações da família atualizadas no Cadastro Único.
Em complemento, para ser elegível, a renda de cada membro da família não pode ultrapassar R$ 218,00 por mês.
Como sacar o Bolsa Família?
Por fim, saiba que os cartões fornecidos aos novos beneficiários são enviados diretamente ao endereço cadastrado.
No entanto, caso haja alguma situação de emergência que impeça a posse do cartão, o responsável da família poderá sacar o benefício em qualquer agência lotérica mediante a apresentação de um documento oficial com foto.
Como alternativa, é possível ainda realizar a movimentação digital do Bolsa Família por meio do aplicativo Caixa Tem, através do qual o beneficiário pode garantir o pagamento de boletos ou transferências para outras contas.
Para concluir, ainda pelo Caixa Tem, é possível garantir o saque sem o cartão. Para tanto, acesse o aplicativo e selecione a opção “Saque sem cartão”.
Então, escolha “Gerar código para saque”. Depois disso, selecione o item “Gerar código”.
Ao término, digite a sua senha do aplicativo e clique no botão alaranjado para visualizar o código.
Em posse deste código, é só ir ao terminal eletrônico e realizar a operação do saque do Bolsa Família.