O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, afirmou que o governo realizará o desbloqueio do Cadastro Único para os beneficiários do Programa Bolsa Família que realizaram o recadastramento entre os dias 15 de abril e 19 de maio.
A saber, essa medida tem por objetivo garantir que os segurados que tiveram os seus benefícios bloqueados possam receber as parcelas retroativas do programa de transferência de renda.
Pagamento retroativo do Bolsa Família
Vale destacar que o desbloqueio automático está programado para ocorrer no dia 23 de junho, e o valor acumulado do Bolsa Família referente aos meses de abril e maio estará disponível para saque a partir do dia 27 do mesmo mês.
Assim, os beneficiários terão a oportunidade de receber o retroativo, além de continuarem recebendo normalmente o repasse no mês de junho.
Então, para sacar o benefício, o segurado precisará ir à uma agência da Caixa Econômica Federal, portando o cartão do benefício e um documento original com foto.
No entanto, pode conferir o valor disponível para ser sacado através dos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, e movimentar o saldo por este segundo app.
Atualização
Cabe ressaltar que o recadastramento é uma etapa fundamental para a manutenção do Bolsa Família, pois permite a atualização dos dados das famílias cadastradas no programa.
Desse modo, aqueles que não realizaram o recadastramento dentro do prazo estabelecido terão o Cadastro Único cancelado e perderão acesso aos principais programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.
Veja ainda: VITÓRIA! Senado aprova volta do ‘Minha Casa Minha Vida’; veja as novas regras
Rodada de junho do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal vai dar largada aos depósitos do Programa Bolsa Família no dia 19 de junho e o governo já havia sinalizado quais seriam os dois grupos a receber o benefício de forma antecipada.
Dessa forma, o direito à antecipação vai para os beneficiários que estão escalonados em uma segunda-feira. Isso porque os cidadãos que aguardam o repasse nesta data do calendário, terão o crédito liberado no sábado anterior.
Assim, em junho, os contemplados são os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) com finais 1 e 6.
- NIS de final 1 – 19 de junho (depósito antecipado para o dia 17);
- NIS de final 2 – 20 de junho;
- NIS de final 3 – 21 de junho;
- NIS de final 4 – 22 de junho;
- NIS de final 5 – 23 de junho;
- NIS de final 6 – 26 de junho (depósito antecipado para o dia 24);
- NIS de final 7 – 27 de junho;
- NIS de final 8 – 28 de junho;
- NIS de final 9 – 29 de junho;
- NIS de final 0 – 30 de junho.
Confira também: ÓTIMA NOTÍCIA! Pagamento do Vale Gás segue EM DOBRO; veja até quando