O programa Bolsa Família atende milhões de famílias em todo o país e é essencial para que as pessoas consigam ter uma vida mais digna. Por conta disso, o governo está sempre monitorando para ver a demanda pelo pagamento mensal, que atualmente tem o valor básico de R$ 600. A boa notícia é que o acesso está sendo liberado.
Por isso, hoje vamos entender a boa novidade para quem é beneficiário, além de mostrar todo o calendário de pagamentos de setembro, que já começou e atendeu milhões de pessoas até agora.
O calendário oficial do Bolsa Família
Apesar dos adiantamentos do Bolsa Família, o calendário oficial segue mostrando datas divergentes. Contudo, a grande maioria dos beneficiários receberá os valores de forma normal. Dessa forma, o calendário segue valendo para todos os cidadãos que têm direito ao pagamento.
Confira, abaixo, o calendário oficial do Bolsa Família:
- 18 de setembro: NIS final 1;
- 19 de setembro: NIS final 2;
- 20 de setembro: NIS final 3;
- 21 de setembro: NIS final 4;
- 22 de setembro: NIS final 5;
- 25 de setembro: NIS final 6;
- 26 de setembro: NIS final 7;
- 27 de setembro: NIS final 8;
- 28 de setembro: NIS final 9;
- 29 de setembro: NIS final 0.
Em setembro, o pagamento foi adiantado para todos os beneficiários com NIS terminado em 1. Em vez de receber na segunda-feira, 18, o pagamento aconteceu no sábado, 16. A mesma medida acontecerá com os beneficiários de NIS de final 6. Para essas pessoas, o Bolsa Família não cairá nas contas do Caixa Tem no dia 25, mas cai neste sábado, 23 de setembro.
Além desses adiantamentos, o Governo Federal anunciou que mais uma categoria de beneficiários recebeu o valor de forma adiantada. São os beneficiários do Rio Grande do Sul que moram nas áreas afetadas pelo ciclone. Para essas pessoas, o pagamento aconteceu na segunda-feira, 18, independentemente do NIS final do benefício.
A novidade para os brasileiros
Diante de tantas mudanças nos calendários de pagamento do Bolsa Família, o governo informou que houve um aumento de famílias recebendo os valores. A excelente novidade é que agora mais pessoas recebem o valor mensal, o que é sempre muito bom para quem mais precisa.
Segundo o portal Carta Capital, foram 550 mil novos beneficiários apenas em setembro. Em 2023, o total de pessoas que passou a receber o Bolsa Família é de 2,15 milhões. Por outro lado, houve o corte de mais de 900 mil famílias do programa, seja por não se adequarem às regras, seja por suspeitas de fraude.
Para o próximo ano, o governo pretende aumentar o valor do Bolsa Família. Contudo, o novo valor não está maior no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que determina como serão os gastos do governo em 2024.