O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome está na reta final da transição do antigo Auxílio Brasil para a implantação do novo Programa Bolsa Família e, com isso, vem executando alguns ajustes operacionais.
Um destes ajustes será realizado no Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão), a plataforma responsável por gerenciar e gerar a folha de pagamento dos benefícios. Segundo o ministério, estão sendo feitas adaptações e, devido a isso, em alguns momentos será necessário realizar interrupções no seu funcionamento.
Desde a publicação da MP (Medida Provisória) n.º 1.164 em 2 de março, algumas mudanças já começaram a ser realizadas no principal programa social do governo federal e, além disso, foi determinado que a migração dos beneficiários do Auxílio Brasil para o Bolsa Família deverá ser feita até junho deste ano.
Sendo assim, para implementar tais mudanças, haverá indisponibilidade parcial do sistema de manutenção de benefícios entre os dias 29 de abril e 23 de junho, voltando a funcionar de fato em 26 de junho.
Também haverá indisponibilidade no Módulo Relatórios, ficando indisponíveis os relatórios de famílias canceladas, reversão de cancelamento, famílias canceladas por ausências de saques, cartões emitidos, reemitidos e não entregues. No entanto, em julho os relatórios voltarão a ser disponibilizados.
Por fim, o Cadastro Único também terá uma parada programada em 20 de maio.
Manutenção nos sistemas do Bolsa Família não atrapalharão beneficiários
Contudo, as interrupções nos sistemas mencionados acima, além de serem parciais, não irão prejudicar os beneficiários, dado que não afetam os pagamentos. Sendo assim, apenas as atividades de coordenações municipais do Bolsa Família sofrerão interferência, com isso, a manutenção não deve ser motivo de preocupação para os beneficiários.
Além disso, famílias que já são atendidas pelo Auxílio Brasil não terão que fazer nenhum cadastro adicional após a conclusão da migração para o Bolsa Família. Com isso, todas as famílias que estiverem na folha de pagamento em maio de 2023, em situação regular, serão migradas de forma automática.
As datas de indisponibilidade indicadas no texto estão disponíveis no Calendário Operacional, localizado no Módulo de Infraestrutura do SIBEC.
Os pagamentos de maio aos beneficiários do Bolsa Família ainda não foi iniciado, a expectativa é que ele inicie no próximo dia 18 para aqueles que possuem o NIS com final 1.
Confira abaixo o calendário de pagamentos completo para este mês aos beneficiários do Bolsa Família:
- 18 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 1;
- 19 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 2;
- 22 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 3;
- 23 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 4;
- 24 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 5;
- 25 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 6;
- 26 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 7;
- 29 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 8;
- 30 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 9;
- 31 de maio – pagamento para inscritos com NIS final 0.
É importante lembrar que, embora o vale-gás seja pago junto com o Bolsa Família, não haverá o pagamento do benefício neste mês de maio. Isso se deve pelo fato do benefício ser pago bimestralmente e, como o último pagamento foi realizado no mês de abril, o próximo está programado para ser feito apenas no mês de junho.
Veja ainda: VITÓRIA! Governo anuncia a volta do VALE GÁS EM DOBRO; veja quem recebe