O Governo Federal estendeu o programa de enfrentamento à pandemia da Covid-19 por mais três meses. O término do benefício estava previsto para acontecer em julho, mas agora será finalizado apenas em outubro. Dessa forma, confira as datas de pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial e novidades acerca do programa.
Para um grupo específico, o cronograma já está elaborado desde janeiro desse ano. Para os demais grupos, o calendário das parcelas extras será enviado via WhatsApp, mas com algumas ressalvas; entenda melhor na sequência.
Quando começa o pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem é do Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família têm direito ao auxílio emergencial desde que o valor recebido no primeiro programa seja inferior ao valor da cota do segundo projeto.
Tendo isso em vista, quem está recebendo o auxílio emergencial via Bolsa Família já pode conferir quando a 5ª parcela será paga. A parcela em questão é referente ao primeiro pagamento extra do programa, que junto às outras duas parcelas, totalizam sete rodadas do auxílio em 2021.
Dito isso, veja quando começa e os dias em que será feito o pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem é do Bolsa Família:
- NIS terminado em 1 – 18/08;
- 2 – 19/08;
- 3 – 20/08;
- 4 – 23/08;
- 5 – 24/08;
- 6 – 25/08;
- 7 – 26/08;
- 8 – 27/08;
- 9 – 30/08;
- 0 – 31/08.
Portanto, o pagamento começará em 10 dias. Vale salientar que as datas também determinam o pagamento do Bolsa Família para quem não teve o programa substituído pelo auxílio em 2021; ou seja, para quem está recebendo as mensalidades normalmente.
O pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que os participantes do programa possuem.
O NIS é composto por 11 dígitos que pode ser facilmente encontrado no cartão do Bolsa Família e no Cartão Cidadão.
Assim sendo, a numeração é considerada para a elaboração do cronograma de pagamento, que acontece de forma escalonada.
Dessa maneira, o beneficiário não recebe a parcela antes da data programada, mas tem até 90 dias após a data de saque para retirar o valor.
O calendário das parcelas extras para outros grupos já foi divulgado?
Não. A divulgação será feita também pelo envio, via WhatsApp, para os beneficiários que utilizam o aplicativo Caixa Tem e estão com o número de telefone atualizado.
A divulgação deverá ocorrer já nas próximas semanas.
Veja ainda: Beneficiários do Bolsa Família também vão receber calendário do auxílio emergencial via WhatsApp?
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.