Brasileiros inscritos no programa Bolsa Família já podem criar expectativas novamente, pois os próximos repasses voltam em 2 dias. Em suma, é válido lembrar que o programa visa não apenas fornecer alívio imediato à pobreza, mas também promover a inclusão social, educacional e de saúde.
Como funciona o Bolsa Família?
Em primeiro lugar, o Bolsa Família é um programa de transferência condicional de renda implementado no Brasil. Desde sua criação em 2003, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa consolidou diversas iniciativas anteriores de assistência social.
Além disso, o programa tem o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social, proporcionando auxílio financeiro direto a famílias em situação de vulnerabilidade.
O Bolsa Família atua por meio da transferência de recursos diretamente às famílias beneficiárias, com base em critérios como a renda per capita e a composição familiar. O valor do benefício varia de acordo com a composição da família, considerando a presença de gestantes, lactantes, crianças e adolescentes.
Uma característica importante do Bolsa Família é a condicionalidade, o que significa que as famílias beneficiárias precisam cumprir determinadas condições para continuar recebendo o auxílio. Essas condições incluem a frequência escolar de crianças e adolescentes, o acompanhamento da saúde, como vacinação e pré-natal, entre outros requisitos.
Como saber minha data de recebimento por meio do Caixa Tem?
Antes de mais nada, o Caixa Tem é um aplicativo utilizado para o recebimento do benefício, assim como consulta de extrato e muito mais. Dessa forma, para saber o dia em que o repasse cairá na conta, basta seguir os seguintes passos:
- Primeiramente, abra o aplicativo Caixa Tem;
- Em seguida, clique em “Cadastre-se e abra sua conta”;
- Depois disso, clique em “Continuar” para criar o perfil de acesso;
- Informe CPF, bem como o nome completo, número do celular, data de nascimento, CEP e e-mail;
- Por fim, crie uma senha.
Com a senha criada, é necessário confirmar que tem acesso ao e-mail ou ao celular informado. Para isso, clique em uma mensagem de confirmação enviada pelo aplicativo. Após isso, o cidadão poderá utilizar os serviços do Caixa Tem.
Como consultar o Bolsa Família pelo site do Ministério da Cidadania?
A saber, o acompanhamento do programa e a consulta de informações sobre o Bolsa Família também podem ser realizados por meio do site oficial do Ministério da Cidadania ou pelo aplicativo Bolsa Família, disponível para download nas lojas de aplicativos.
Para consultar o Bolsa Família, você pode seguir estes passos:
- Acesse o site do Ministério da Cidadania: https://www.gov.br/cidadania/pt-br.
- No site, procure a seção específica do Bolsa Família. Geralmente, há um link direto para o programa na página inicial.
- No menu do Bolsa Família, você encontrará opções para consulta, como “Consulta por município”, “Consulta por benefício” ou “Consulta por família”. Escolha a opção que melhor se adequa à informação que você está procurando.
- Preencha os campos solicitados com as informações necessárias, como o NIS (Número de Identificação Social) do responsável pela família.
- Clique em “Consultar” ou em um botão similar para obter os resultados.
Calendário do Bolsa Família mês de novembro
Ademais, veja o calendário do benefício do mês de novembro seguindo o último número do NIS (Número de Identificação Social):
- NIS com o número final 1: pagamento será dia 17 de novembro;
- NIS com o número final 2: pagamento será dia 20 de novembro;
- NIS com o número final 3: pagamento será dia 21 de novembro;
- NIS com o número final 4: pagamento será dia 22 de novembro;
- NIS com o número final 5: pagamento será dia 23 de novembro;
- NIS com o número final 6: pagamento será dia 24 de novembro;
- NIS com o número final 7: pagamento será dia 27 de novembro;
- NIS com o número final 8: pagamento será dia 28 de novembro;
- NIS com o número final 9: pagamento será dia 29 de novembro;
- NIS com o número final 0: pagamento será dia 30 de novembro.
Caso seja necessário, você pode entrar no site oficial do Ministério da Cidadania ou entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para obter orientações sobre como consultar o Bolsa Família.