O pagamento de setembro do Bolsa Família já está em andamento. Contudo, o mês foi marcado por muitos adiantamentos nos pagamentos, o que sempre levanta uma suspeita de que o governo pode antecipar o depósito ainda mais. Até agora, milhões de pessoas já receberam, mas muita gente ainda espera o dinheiro.
Por isso, hoje vamos entender se o governo vai adiantar o Bolsa Família novamente. Vale lembrar que os pagamentos já feitos não podem se repetir.
Adiantamentos de setembro
Alguns beneficiários do Bolsa Família receberam o dinheiro de forma antecipada, o que é sempre uma excelente notícia. Por isso, foi preciso ficar atento ao calendário de pagamentos de setembro, que representa a nona rodada de depósitos do programa neste ano. As regras seguem sendo as mesmas para todo o país.
Contudo, o pagamento foi adiantado para todos os beneficiários com NIS terminado em 1. Em vez de receber na segunda-feira, 18, o pagamento aconteceu no sábado, 16. A mesma medida aconteceu com os beneficiários de NIS de final 6. Para essas pessoas, o Bolsa Família não caiu nas contas do Caixa Tem no dia 25, mas sim no dia 23 de setembro.
Além desses adiantamentos, o Governo Federal anunciou que mais uma categoria de beneficiários recebeu o valor de forma adiantada. São os beneficiários do Rio Grande do Sul que moram nas áreas afetadas pelo ciclone. Para essas pessoas, o pagamento aconteceu na segunda-feira, 18, independentemente do NIS final do benefício.
Apesar da mudança, vale ressaltar que isso não afeta o valor pago. Com isso, seguem valendo os adicionais do Bolsa Família, o que pode ampliar o valor recebido pelos milhões de beneficiários. Porém, não há mais adiantamentos no pagamento. Com isso, o calendário segue intacto e vai se estender até a próxima sexta-feira.
Quem ainda precisa receber o Bolsa Família?
O calendário do Bolsa Família ainda está em andamento. Isso porque ainda faltam 3 categorias de clientes receberem os valores. Como dissemos anteriormente, os pagamentos se estenderão até a próxima sexta-feira, quando todos os beneficiários terão todos os pagamentos liquidados.
Confira, abaixo, quem ainda precisa receber o Bolsa Família:
- 27 de setembro: NIS final 8;
- 28 de setembro: NIS final 9;
- 29 de setembro: NIS final 0.
O pagamento nessas datas ainda inclui os adicionais do programa. Isso porque o dígito final do NIS não altera o valor de direito. Atualmente, mais de 20 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em todo o país. Para o próximo ano, o governo estuda aumentar o benefício para R$ 710, segundo o jornal O Globo. Contudo, na lei que trata dos gastos públicos de 2024 o governo não estimou esses valores.