Beneficiários do Bolsa Família já podem comemorar, dado que o calendário finalmente vai começar. Os pagamentos do programa iniciam nesta sexta-feira, 17, e se estendem até o final do mês. Ao todo, mais de 20 milhões de pessoas em todo o país devem receber o suporte financeiro do Governo Federal.
Além disso, outra novidade excelente que foi recentemente anunciada é que é possível unir o Bolsa Família com o BPC. Por isso, hoje vamos entender como isso é possível, além de mostrar o calendário completo de pagamento.
Como ter o Bolsa Família e o BPC?
É possível receber o Bolsa Família e o BPC é uma realidade, dado que são benefícios distintos. Esse é o motivo pelo qual o governo permite o pagamento de dois valores na sua conta. Isso acontece, majoritariamente, para famílias com pessoas com deficiência, que antes precisavam escolher qual dos benefícios ganhar.
Dessa forma, famílias que atendem aos critérios do BPC e do Bolsa Família podem acumular os benefícios. Assim, a renda familiar fica ainda maior, o que dá mais condições de vida para os titulares. A medida só foi possível depois da assinatura da Medida Provisória que instalou o novo Bolsa Família no país. Além dessa novidade, o programa também conta com diversos adicionais, além de ter mantido o Auxílio Gás a cada dois meses.
Por outro lado, a partir de 2024, o Governo Federal vai calcular descontos no BPC, levando em consideração a renda mensal per capita e o grau da deficiência. Até lá, o acúmulo de benefícios não altera em nada a vida de quem recebe o Bolsa Família. Com isso, os adicionais são pagos normalmente e o calendário segue o mesmo.
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos de novembro deve abranger os valores com os adicionais. Isso porque a Caixa iniciou o pagamento dos valores extras, o que deve gerar um pagamento total de R$ 2,1 bilhões a mais para os beneficiários.
Além disso, o calendário iniciará no dia 17 de novembro e terminará no dia 30 de novembro, conforme dígito final do NIS. Confira abaixo:
- NIS terminado em 1: 17 de novembro;
- NIS terminado em 2: 20 de novembro;
- NIS terminado em 3: 21 de novembro;
- NIS terminado em 4: 22 de novembro;
- NIS terminado em 5: 23 de novembro;
- NIS terminado em 6: 24 de novembro;
- NIS terminado em 7: 27 de novembro;
- NIS terminado em 8: 28 de novembro;
- NIS terminado em 9: 29 de novembro;
- NIS terminado em 0: 30 de novembro.
As datas também marcam os dias dos pagamentos dos adicionais. Para dezembro, o governo deve voltar a pagar o Auxílio Gás, além dos adicionais. Dessa forma, o valor deve ficar ainda maior.