Os beneficiários do Bolsa Família passam a ter disponível uma nova versão do aplicativo do programa. Isso porque a Caixa Econômica Federal fez o anúncio de uma atualização do app.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.
Continue a leitura para saber o que muda e como ter acesso.
Aplicativo do Bolsa Família
Em primeiro lugar, vale explicar que através do aplicativo você pode acompanhar o pagamento e as informações do seu benefício na tela do seu celular, com praticidade e rapidez.
Com ele, você tem acesso ao calendário de pagamentos, consulta a situação do seu benefício, pode verificar as últimas parcelas disponibilizadas e ainda encontrar a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de você.
As informações disponíveis no aplicativo são as mesmas presentes no extrato de pagamento, o que evita que aqueles que recebem o benefício precisem ir até uma agência da Caixa em busca de informações.
É isso que a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba reforça:
“Para o público que possui acesso ao aplicativo, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”.
O que mudou no aplicativo?
A principal mudança apresentada diz respeito à forma de acesso, que agora passa a ser realizado com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e com a senha usada nos aplicativos da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Caixa, a nova versão já teve mais 200 mil downloads entre os usuários.
Como ter acesso?
O aplicativo do Bolsa Família pode ser obtido gratuitamente através das lojas de aplicativos do seu celular ou tablet: App Store ou Google Play. Assim, basta você ir até a loja de aplicativo, procurar pelo nome e realizar a instalação do mesmo.
Com isso, uma vez instalado, entre os recursos oferecidos pelo aplicativo estão a consulta de parcelas e o calendário de pagamentos, como já foi mencionado.
Além disso, aqueles que estejam recebendo o auxílio emergencial no lugar do Bolsa Família por ser a opção mais vantajosa, também podem verificar a situação do benefício.
Vale destacar que todas as informações apresentadas são relativas aos últimos 12 meses, e mais ainda, o aplicativo também permite a consulta a dicas e o esclarecimento de dúvidas por parte do beneficiário.
A senha para acessar o aplicativo Bolsa Família é a mesma utilizada em outros aplicativos da Caixa Econômica, tais como o FGTS, Loterias e o Caixa Trabalhador.
Os novos usuários podem cadastrar a senha na opção “É novo por aqui? Cadastre-se”.
No entanto, caso o usuário esteja cadastrado e tenha esquecido a sua senha, pode informar o CPF e clicar na opção “Recuperar senha”.
Com informações da Agência Brasil
Leia ainda: Contestação Auxílio Emergencial: Prazo encerra hoje; saiba o que fazer