As parcelas do Bolsa Família representam um ótimo auxílio para inúmeras famílias brasileiras. Dessa forma, se você percebeu que o seu Bolsa Família não caiu na conta neste mês de maio, é natural que fique preocupado e se perguntando o que pode ter acontecido.
É importante entender que existem algumas razões que justificam a ausência desse pagamento. Sendo assim, vamos listar aqui quais são os possíveis motivos para que o valor do seu benefício não tenha sido pago neste mês de maio. Além disso, vamos também explicar o que fazer para regularizar a sua situação, e voltar a receber o Bolsa Família! Confira!
Por que o Bolsa Família não caiu na conta?
Como já citamos acima, existem diversas razões que podem ocasionar esse problema. Em primeiro lugar, é possível que tenha ocorrido alguma falha técnica no sistema ou na própria Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo pagamento do benefício. Assim, pode ter acontecido algum atrasado no repasse por algum motivo.
Outra situação comum é quando o beneficiário não mantém o seu cadastro atualizado. É importante ressaltar que a atualização desse cadastro deve ser feita anualmente, para que as informações se mantenham corretas e situações como essa não ocorram.
Além disso, é possível que o seu benefício tenha sido bloqueado. Isso aconteceu com mais de 1,2 milhões de brasileiros. Essa foi uma atitude tomada pelo governo federal que focou nos beneficiários que alegavam morar sozinhos e que começaram a receber os valores do benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022.
Nesses casos, essas pessoas receberam um recado através do aplicativo do Cadastro Único, e também por SMS. Esse procedimento é muito importante, pois quem não realizar a atualização das suas informações, pode ter o benefício do Bolsa Família suspenso de forma permanente.
O bloqueio desse alto número de benefícios foi necessário pois o governo federal identificou um crescimento acentuado de cadastros de famílias compostas por apenas uma pessoa em 2022. Com isso, o governou começou a suspeitar que uma parcela desses novos benefícios foram adquiridos de forma fraudulenta.
Veja abaixo qual é o formato da mensagem que está sendo enviada, e saiba identifica-la caso você a receba.
“Mensagem do Bolsa Família: benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 – motivo: ave unipessoal cód. P1-76”
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O que fazer se o Bolsa Família não caiu na conta?
Em primeiro lugar, caso não localize o depósito do Bolsa Família em nenhuma das contas, o beneficiário pode procurar atendimento em uma agência da Caixa ou em um posto de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família da sua cidade. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.
No caso dos bloqueios do Bolsa Família feitos nos benefícios de famílias de uma pessoa só, basta que os indivíduos em questão comprovem que são mesmo uma família de uma pessoa só. Assim, ao confirmar o seu direito ao recebimento do benefício, as parcelas que foram bloqueadas serão depositadas de maneira retroativa.
É interessante lembrar que, no modelo utilizado até 2021 o Bolsa Família pagava um valor pré-determinado por família e um valor adicional por cada criança ou adolescente. Esse é o modelo que volta a entrar em vigor nesse ano, com a o Governo Lula.
Importante: O prazo para realizar essa comprovação acaba no dia 14 de junho!
Entretanto, se o problema for dados desatualizados, o beneficiário deverá atualizar suas informações através do CadÚnico. Esse é um procedimento simples, que pode ser feito tranquilamente através do aplicativo ou do site. Dessa forma, veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o app ou site do CadÚnico;
- Selecione a opção “Atualização cadastral”;
- Faça login com a sua conta gov.br;
- Insira as novas informações ou confirme as existentes;
- Clique em “Enviar cadastro”.
Para saber se o cadastro no CadÚnico está atualizado, basta que o responsável familiar acesse o aplicativo do CadÚnico e faça a consulta pelo CPF. O app irá emitir uma mensagem vermelha caso o cadastro da família esteja desatualizado.
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Como se cadastrar para ser um beneficiário
O Bolsa Família é um projeto que visa auxiliar os brasileiros de baixa renda, evitando que os cidadãos que se encontram na linha de pobreza e extrema pobreza permaneçam nessa situação.
Lembre-se que o caminho para se tornar um beneficiário(a) do novo Bolsa Família é o mesmo de praticamente todos os benefícios sociais do governo: através do Cadastro Único. Esse é um cadastro que contém todas as informações pertinentes do cidadão, desde a sua renda familiar, até condições de moradia. Ele é muito útil, por isso, é bom realizar esse cadastro e manter as suas informações sempre atualizadas.
Sendo assim, para começar a receber os valores do Bolsa Família, você precisa estar com o seu Cadastro Único (CadÚnico) feito e atualizado. Esse cadastro pode ser feito de maneira simples, através do site ou aplicativo.
Para completar, os beneficiários têm algumas responsabilidades que devem ser cumpridas. São elas:
- Carteira de vacinação atualizada para crianças de até sete anos de idade;
- Cidadãos em idade escolar com atestado de frequência de até 75%;
- Gestantes e lactantes fazendo acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esses requisitos visam a melhoria da qualidade de vida da população no geral. Da mesma maneira, eles também promovem a saúde a educação, ao exigir o acompanhamento médico para as gestantes. Além disso, contribuem para que as crianças e jovens permaneçam nas escolas, reduzindo assim os índices de evasão escolar.