A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), alerta aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) para que procurem uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar o recadastramento o quanto antes.
São mais de 31,7 mil beneficiários do PBF em Rio Branco que devem atualizar o cadastro e fazer a avaliação médica até o dia 14 de julho. Essa avaliação é feita a cada seis meses e é um dos critérios para receber o recurso social.
O secretário municipal de saúde da capital, Frank Lima, reforça a urgência: “Quem não atender esse chamado até o prazo final que já foi prorrogado até o dia 14 de julho, infelizmente terá o benefício bloqueado. Todas as nossas Unidade de Saúde estão aptas a fazer o recadastro. Então, você que é beneficiário do Bolsa Família, não perca tempo. Leve os seus documentos e fique tranquilo”.
Onde realizar o recadastramento
A Secretaria de Saúde da capital acreana informou que a avaliação pode ser feita na Unidade de Saúde da Família do bairro do beneficiário.
Quais são os documentos necessários
Para realizar a atualização no cadastro do programa social basta apresentar:
- Cartão do Bolsa Família;
- Carteira de vacinação da criança;
- Cartão da gestante (no caso de mulheres grávidas);
- Carteira de Identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Além disso, conforme destacou o secretário municipal: “Mulher cadastrada precisa fazer o PCCU, as grávidas precisam apresentar o cartão do pré-natal, crianças menores de 7 anos têm que levar a carteira de vacina. Essas pessoas precisam ir à unidade de saúde fazer a avaliação”.
Decreto
A coordenação do Bolsa Família no estado informou que foi baixado um decreto, no início da pandemia, que garante que nenhum beneficiário seja prejudicado porque não está tendo aula presencial, que estão suspensas no Acre desde março de 2020, sendo que esse é um dos critérios para se manter no programa.
Veja ainda: Conhece o aplicativo Caixa Trabalhador? Saiba quais são as funcionalidades