O Bolsa Família é um programa importante para muitas famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além disso, desde o seu retorno oficial, que ocorreu em março, o principal programa de transferência de renda do país já incluiu mais de 1 milhão de famílias. Desse modo é importante saber como participar, a fim de se beneficiar desse programa.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre o programa, para que você possa tirar todas as dúvidas e saber como participar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bolsa família inclui novas famílias no programa, confira os detalhes
Conforme mencionado acima, desde o relançamento do Bolsa Família pelo Governo Federal em março deste ano, o programa alcançou um importante marco. Incluindo 1,3 milhão de novas famílias em sua abrangência. Esse avanço se deve à ação de busca ativa, que é a grande responsável pelas novas concessões.
Sendo assim, segundo Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, o objetivo principal dessa iniciativa é focar nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas ainda não recebem o benefício.
Veja: FGTS: Governo anuncia NOVIDADES para o empréstimo CONSIGNADO
Como funciona a busca ativa do Bolsa Família?
A busca ativa é uma estratégia que o programa utiliza para identificar e incluir aquelas famílias que se enquadram nos critérios para receber o benefício. Mas que, por algum motivo, ainda não fazem parte do programa. Dessa maneira, por meio dessa ação, o Governo Federal mobiliza equipes e recursos para localizar essas famílias e assegurar que elas recebam o suporte necessário.
Quem tem direito ao Bolsa Família
Para participar do programa, é fundamental atender a alguns requisitos que o Governo Federal estabelece. Sendo assim, podem se candidatar, as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, com renda mensal por pessoa de até R$218. Além disso, ainda é necessário possuir em sua composição, crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.
Como participar do Bolsa Família?
Ademais, para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde a família reside. Assim sendo, a equipe do CRAS fornecerá todas as informações necessárias e auxiliará na inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um pré-requisito para participar do Bolsa Família.
Leia também: Caixa antecipa lucros do FGTS, veja detalhes
Consequências positivas do Bolsa Família na vida das famílias beneficiadas
Por fim, o relançamento do Bolsa Família e a inclusão de 1,3 milhão de novas famílias no programa representam uma conquista significativa para o combate à fome e à pobreza no país. Além disso, o ministro Wellington Dias, destaca a importância dessa iniciativa, afirmando que muitas famílias que antes enfrentavam dificuldades extremas agora estão recebendo o novo Bolsa Família.
Isso traz consequências positivas para suas vidas, garantindo uma renda mínima para suprir necessidades básicas e promovendo uma maior dignidade e bem-estar.
Agora que você já sabe como participar do Bolsa Família e mais algumas informações sobre esse programa, deixe nos comentários a sua opinião!