Conforme já vinha sendo noticiado aqui, pela Brasil123, o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu voltar com o programa de distribuição de renda, Bolsa Família. O antigo governo havia trocado o nome do programa para Auxílio Brasil durante a pandemia. Uma série de regras também foram alteradas, o que acabou aumentando a quantidade de beneficiários.
No entanto, embora a quantidade de beneficiários do Bolsa Família tenha aumentado, o atual governo já identificou que o programa tem sido pouco eficiente no sentido de tirar da pobreza a camada mais carente da população brasileira. Isso se deve ao fato de haver diversas fraudes, bem como outros programas relacionados ao pagamento dos valores terem sido desvinculados.
Sendo assim, o governo federal já informou que irá realizar um “pente-fino” nos cadastros do Bolsa Família, buscando identificar fraudes. A informação foi dada pelo atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, no entanto, não foi dado qualquer para a conclusão da análise, bem como uma prévia da quantidade de pessoas que não cumprem as regras. “Vamos fazer uma revisão, qualquer número é chute”, disse Wellington Dias.
Um dado que pode ajudar a entender a quantidade de fraudes no Bolsa Família é a quantidade de cadastros familiares de um único integrante. Para efeito de comparação, o número de cadastros de famílias de um único integrante saltou em mais de 5 milhões em um espaço de 11 meses.
Ministério do Desenvolvimento Social deverá voltar com regras antigas do Bolsa Família
O ministro do Desenvolvimento Social já informou que estudará a possibilidade de voltar a exigir a assiduidade escolar e o cartão de vacinação em dia de crianças como duas das condições para beneficiários do Bolsa Família manterem seus pagamentos ativos.
Contudo, para isso o ministro irá conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade e o ministro da Educação, Camilo Santana para a viabilidade de implementar o retorno das medidas. Devido a não cobrança destas duas questões pelo antigo governo, doenças que já estavam erradicadas no Brasil há vários anos voltaram a atingir crianças.
Calendário de pagamentos
O pagamento do Bolsa Família às famílias beneficiárias continuam sendo realizadas normalmente. Nesse sentido, o calendário de pagamentos de janeiro será iniciado no próximo 18 de janeiro, seguindo o número final do Número de Inscrição Social do Beneficiário. Abaixo, segue as datas relacionadas ao NIS dos beneficiários:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: 18 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: 19 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: 20 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: 23 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: 24 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: 25 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: 26 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: 27 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: 30 de janeiro;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: 31 de janeiro.
Beneficiários do Bolsa Família podem sacar os valores nas agências da Caixa Econômica Federal ou até mesmo em lotéricas, utilizando o Cartão do Cidadão. Além disso, os valores podem ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem, seja para pagamentos ou realizar transferências via Pix.