Uma nota enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) gerou polêmicas no noticiário nacional hoje. Isso porque um texto enviado pelo governo induz o leitor a entender que o número de beneficiários do Bolsa Família aumento. Contudo, dados mostram que houve uma diminuição de beneficiários ao longo deste ano.
Por isso, hoje vamos entender o que está acontecendo com o Bolsa Família, além de entender o calendário de pagamentos do mês de julho.
Nota afirma que houve inclusão
A nota enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social informa que o governo incluiu cerca de 1,3 milhão de pessoas no Bolsa Família. Na leitura, há uma forte inclinação para que o leitor entenda que o programa está em expansão. Contudo, conforme noticiado no Brasil123, o programa passou por um grande pente-fino.
Com isso, dados do governo mostram que são 700 mil famílias a menos recebendo dinheiro do programa desde o início do ano. Em janeiro, eram 21,6 milhões de famílias beneficiárias, ao passo que os últimos dados apontam para um total de 20,9 milhões de famílias beneficiárias. Além disso, outro indicador importante passa a medir a eficiência do programa.
Isso porque o valor médio do Bolsa Família representa o valor aproximado que cada família recebe. Em junho, o valor médio foi de R$ 705, ao passo que em julho o valor médio caiu para R$ 684. Com isso, os dados apontam para uma queda de beneficiários, juntamente com uma queda de valores médios.
Porém, especialistas afirmam que a queda de beneficiários não é necessariamente ruim. Isso porque, no início do ano, o próprio governo afirmou que identificou cadastros irregulares no programa, o que também pode explicar, em partes, a queda do valor médio do Bolsa Família.
Vale lembrar que o governo, no início do ano, colocou alguns adicionais no pagamento do Bolsa Família, o que, em tese, permitiria o aumento dos valores para algumas famílias. Na média, isso não vem acontecendo.
Calendário completo do Bolsa Família
Apesar da polêmica, os dados apontam que mais de 10% da população brasileira precisa do programa para sobreviver. Com tamanha preocupação, uma grande parcela dos brasileiros aguarda o pagamento mensal dos valores. Contudo, em julho o vale-gás não entrará nas contas, dado que ele só volta no mês de agosto.
Confira, abaixo, o calendário completo do Bolsa Família:
- Final do NIS 1 – 18 de julho
- Final do NIS 2 – 19 de julho
- Final do NIS 3 – 20 de julho
- Final do NIS 4 – 21 de julho
- Final do NIS 5 – 22 de julho
- Final do NIS 6 – 23 de julho
- Final do NIS 7 – 26 de julho
- Final do NIS 8 – 27 de julho
- Final do NIS 9 – 28 de julho
- Final do NIS 0 – 31 de julho
Vale ressaltar que é preciso se encaixar nas regras do Bolsa Família para ter acesso ao programa. Qualquer infração às regras podem acarretar encerramento dos pagamentos.