Os benefícios sociais do governo são de excelente ajuda para aquelas pessoas que precisam sustentar a família, mas possuem dificuldades. Voltados para os cidadãos de baixa renda, os programas estipulam regras e o pagamento acontece mensalmente para os beneficiários. Dentre eles, o BPC e o Bolsa Família estão entre os maiores do país.
Contudo, muita gente busca receber mais de um benefício, o que pode ser possível em alguns casos. Porém, será que é possível receber o BPC e o Bolsa Família juntos? É isso que vamos entender neste texto.
Os requisitos de cada benefício
Os benefícios BPC e Bolsa Família possuem suas próprias regras e, com isso, é preciso atendê-las, caso você deseje receber os valores na conta. De forma geral, o principal requisoto é ter os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), a plataforma de dados do Governo Federal.
Atualmente, os programas possuem regras de renda distintas:
- Bolsa Família: a renda familiar precisa ser de até R$ 218 por pessoa;
- BPC: beneficiários precisam ter uma renda de até 1/4 do salário mínimo, equivalente a R$ 330,25 em 2023
Além disso, o requisito de ter isso cadastrado no CadÚnico é o que faz com que o pagamento aconteça automaticamente. Isso porque o BPC se destina a famílias com pessoas com deficiência, ao passo que o Bolsa Família foca apenas na renda familiar.
Porém, a principal diferença é que o Bolsa Família é pago pelo Governo Federal, ao passo que quem paga o BPC é o INSS. Apesar disso, anteriormente não era possível acumular ambos os benefícios. Contudo, a nova formatação do Bolsa Família permite que brasileiros acumulem ambos os benefícios.
Como ter o Bolsa Família e o BPC?
Como dissemos anteriormente, os benefícios são distintos e, por isso, é possível receber ambos os pagamentos nas contas. Isso acontece, majoritariamente, para famílias com pessoas com deficiência, que antes precisavam escolher qual dos benefícios ganhar.
Dessa forma, famílias que atendem aos critérios do BPC e do Bolsa Família podem acumular os benefícios. Assim, a renda familiar fica ainda maior, o que dá mais condições de vida para os titulares. A medida só foi possível depois da assinatura da Medida Provisória que instalou o novo Bolsa Família no país. Além dessa novidade, o programa também conta com diversos adicionais, além de ter mantido o Auxílio Gás a cada dois meses.
Por outro lado, a partir de 2024, o Governo Federal vai calcular descontos no BPC, levando em consideração a renda mensal per capita e o grau da deficiência.