O Governo Federal brasileiro tomou a responsabilidade de instituir e manter um dos maiores programas de transferência de renda do país, o Bolsa Família. Portanto, agora, o benefício alcança uma quantidade superior a 20 milhões de beneficiários de baixa renda e, com isso, fornece o auxílio financeiro necessário, visando garantir um sustento básico para os dependentes. Além disso, os indivíduos que se encontram na lista de espera do programa têm a comodidade de verificar através do número do CPF.
Hoje em dia, o programa Bolsa Família concede as maiores cotas já oferecidas através de um programa de apoio social. Dessa forma, é possível que famílias inscritas recebam quantias superiores a R$ 900 por mês, a depender da situação individual, bem como a quantidade de pessoas dependentes.
Diretrizes atualizadas do programa para receber o auxílio
Antes de mais nada, outro aspecto relevante é que agora o benefício considera uma nova norma de pagamentos, podendo assim, assegurar que cada indivíduo que pertence ao grupo familiar receba uma parcela fixa. Apesar disso, até o momento, cerca de 400 famílias ainda esperam pela aprovação dos valores.
Diante disso, é de suma importância compreender como verificar a situação em que se encontra o Bolsa Família. Assim, é possível evitar a perda dos valores já disponíveis para retirada. Em primeiro lugar, é válido salientar que o programa de transferência de renda passou por uma completa reformulação.
Isso quer dizer que o atual líder eleito, presidente Lula (PT), regulamentou várias alterações voltadas para o benefício, além disso, também trouxe novas condições de elegibilidade e continuidade. Dessa maneira, com o objetivo de prevenir pagamentos indevidos e fraudes, é necessário agora, apresentar documentos específicos ao se cadastrar no programa, tais como:
- Identificação com foto;
- Documentos dos dependentes;
- Termo de compromisso.
Antes de tudo, o termo atua de forma a garantir que todos os dados fornecidos durante a inscrição no CadÚnico sejam totalmente verídicos, evitando fraudes.
Do mesmo modo, quem já recebe o Bolsa Família e deseja manter o cadastro atualizado, para que assim, possa evitar a perda das parcelas devem estar atentos às condições para permanência, que também incluem:
- Acompanhamentos nutricionais das crianças do núcleo familiar;
- Acompanhamento de gestantes;
- Apresentação de cartão de vacina devidamente atualizado;
- E outros requisitos.
Saiba como verificar a aprovação usando seu CPF
Sobretudo, o Governo Federal comunicou sobre a inclusão de várias novas famílias na lista de beneficiários do Bolsa Família. De uma forma simplificada, portanto, o objetivo é reduzir a fila de espera e garantir os repasses para aqueles que realmente necessitam.
Todavia, muitos cidadãos não têm certeza se foram aprovadas no cadastro, visto que não há uma notificação direta. A boa notícia, porém, é que é totalmente possível verificar a situação de cada indivíduo utilizando apenas o CPF.
Para isso, basta acessar um dos seguintes canais oficiais:
- Aplicativo do Cadastro Único (Android e iOS);
- Aplicativo do Bolsa Família (Android e iOS);
- Portal Cidadão da Caixa.
Seja qual for o canal que o cidadão escolher, é essencial criar um novo registro, o qual pode ser feito em poucos minutos nos links mencionados. Basta, para isso, fornecer o CPF e os demais dados pessoais do titular do benefício.
Calendário do Bolsa Família de julho
- NIS com o final número 1 – Pagamento em 18 de julho;
- NIS com o final número 2 – Pagamento em 19 de julho;
- NIS com o final número 3 – Pagamento em 20 de julho;
- NIS com o final número 4 – Pagamento em 21 de julho;
- NIS com o final número 5 – Pagamento em 24 de julho;
- NIS com o final número 6 – Pagamento em 25 de julho;
- NIS com o final número 7 – Pagamento em 26 de julho;
- NIS com o final número 8 – Pagamento em 27 de julho;
- NIS com o final número 9 – Pagamento em 28 de julho;
- NIS com o final número 0 – Pagamento em 31 de julho.