O Programa Bolsa Família tem como objetivo auxiliar as famílias em vulnerabilidade social, ou seja, aquelas de baixa renda. No entanto, por conta dos critérios de elegibilidade, nem todas as famílias que se inscrevem no programa acabam por receber o benefício.
A saber, o governo federal aplica constantes revisões nos cadastros com o intuito de identificar possíveis irregularidades, de forma a garantir o auxílio para quem de fato precisa e que está dentro das regras.
Cadastro Atualizado para receber o Bolsa Família
O primeiro ponto fundamental para receber o Bolsa Família, é ter os seus dados atualizados no Cadastro Único.
Isso porque, divergências de informações podem levar à exclusão da folha de pagamento do benefício.
Cabe ressaltar que o governo realiza cruzamentos de informações e verificações periódicas para garantir que as famílias atendam aos critérios estabelecidos.
Aplicativo do Bolsa Família
Vamos lá! Uma maneira simples de verificar a situação do Bolsa Família é por meio do aplicativo oficial do programa.
Em resumo, o app apresenta diversas informações relevantes para os beneficiários, tais como o valor do benefício, mensagens destinadas às famílias a cada mês e a data de recebimento do auxílio no calendário mensal.
Caso haja necessidade de mais informações sobre o programa, é possível entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, responsável pelos depósitos.
Então, através da Central de Atendimento, pelo telefone 111, ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 02 07, é possível obter esclarecimentos sobre o benefício.
Notificação por carta
Além do aplicativo, o governo federal também utiliza o recurso do envio de cartas aos endereços cadastrados para informar sobre a suspensão dos depósitos mensais do Bolsa Família.
Em suma, é uma maneira de comunicar às famílias que houve algum problema em seus cadastros e que é necessário regularizá-los para voltar a receber o benefício.
Requisitos para receber o Bolsa Família
Para ter chances de entrar na folha de pagamentos do Bolsa Família, é necessário ter uma renda mensal per capita de até R$ 218 e estar devidamente inscrito no Cadastro Único.
Leia ainda: OFICIAL! Governo libera Bolsa Família ANTECIPADO! Veja quem será contemplado
Quando começa o novo pagamento do Bolsa Família?
Antes de apresentar a programação, cabe explicar que o pagamento do Bolsa Família é realizado de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), nos últimos dez dias úteis de cada mês.
- NIS de final 1 – 18 de setembro;
- NIS de final 2 – 19 de setembro;
- NIS de final 3 – 20 de setembro;
- NIS de final 4 – 21 de setembro;
- NIS de final 5 – 22 de setembro;
- NIS de final 6 – 25 de setembro;
- NIS de final 7 – 26 de setembro;
- NIS de final 8 – 27 de setembro;
- NIS de final 9 – 28 de setembro;
- NIS de final 0 – 29 de setembro.
Veja também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana